Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Saúde

Paciente deixa UTI uma semana após receber transfusão de plasma convalescente

Carlos da Silva Borges, de 40 anos, apresentou melhora notável em seu quadro pulmonar, após realizar procedimento no dia 15 de junho.

Correio do Povo
por  Correio do Povo
22/06/2020 22:18 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Exatamente uma semana após receber a transfusão de plasma convalescente no tratamento contra a Covid-19, o paciente Carlos da Silva Borges, 40 anos, natural de Caxias do Sul, deixou a UTI do Hospital Virvi Ramos e foi transferido para o quarto, no Hospital de Campanha.

Ele passou pelo procedimento no dia 15 de junho, mesmo dia em que chegou ao Hospital Virvi Ramos, transferido do Hospital Geral. Quarto paciente a receber transfusão de plasma, ele foi o primeiro que não estava intubado e com auxílio de ventilação mecânica para respirar.

Foto: Elidiane Durante / Divulgação / CP

Eveline Gremelmaier, médica intensivista que está à frente do projeto de pesquisa do plasma no Hospital Virvi Ramos, acredita que essa condição tenha sido favorável para essa rápida evolução: “Como ele não precisou ser intubado, não tinha necessidade de ventilação mecânica para respirar, a recuperação se deu mais rápida. Desde os primeiros dias notamos uma evolução, que culminou com a alta da UTI nessa segunda-feira, uma semana após a transfusão. Ainda aguardamos o resultado dos exames para confirmar que ele não está mais com a doença ativa, mas a melhora no quadro pulmonar é notável.”

No quarto, Borges seguirá em observação até terminar o ciclo de alguns medicamentos que ele está fazendo uso e até conseguir ficar totalmente sem necessidade de uso de oxigênio.

Uma semana após deixar a UTI transferido para o quarto, Tarcísio Giongo, 63 anos, o primeiro paciente a receber transfusão de plasma convalescente em tratamento contra a Covid-19 no Estado, já apresenta algumas melhoras significativas. Ele é acompanhado e avaliado diariamente por fisioterapeuta e fonoaudióloga.

Em uma semana, já apresenta boa recuperação de força muscular, conseguindo fazer alguns movimentos que não fazia quando deixou a UTI e já não faz mais uso de oxigênio. Ele já se comunica melhor, mas ainda se alimenta por meio de sonda.

A mulher de 33 anos, que passou pela transfusão no dia 11 de junho, aguarda ainda o resultado do segundo teste realizado após o procedimento para confirmar recuperação da Covid-19. Porém, ainda respira com auxílio de ventilação mecânica. O sexto e último paciente transfundido, um homem de 59 anos, que passou pelo procedimento no dia 17 de junho, ainda não apresenta uma melhora significativa do quadro e segue intubado. Outros dois pacientes que receberam transfusão, um homem de 64 anos e uma idosa de 83 anos, ambos moradores de Caxias do Sul, que já chegaram em estado grave ao hospital, faleceram no último sábado, dia 20 de junho.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE