Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Márcio Ferreira/Agência Pará
Mundo

Paciente de 66 anos é curado do HIV nos EUA

O homem de 66 anos pode ser o primeiro caso da história a se curar sem a realização de um transplante de médula óssea

MBL News
por  MBL News
03/09/2020 22:42 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Um estudo realizado por pesquisadores do Hospital Geral de Massachussetts, Massachusetts Institute of Technology (MIT) e Universidade de Harvard, todos nos Estados Unidos, e publicado na revista científica Nature do último dia 26 de agosto, afirma que foi identificado o caso de um paciente de 66 anos que teria se curado do Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) e que todos genomas do vírus foram removidos de seu corpo em uma circunstância rara.

Para isso, os cientistas sequenciaram bilhões de células de 64 voluntários, chamados de "controladores de elite" - expressão utilizada para descrever indivíduos que, mesmo com a doença, são capazes de suprimir a multiplicação do vírus sem a necessidade de medicação. Nestes casos, o vírus é espontaneamente "bloqueado" e não consegue se replicar em partes inativas do DNA humano.

Dos 64 casos analisados, o homem de 66 anos pode ser o primeiro caso da história a se curar sem a realização de um transplante de médula óssea.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE