Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Política

Pacheco rejeita pedido de impeachment contra Alexandre de Moraes

Presidente do Senado decidiu arquivar solicitação enviada pelo presidente Jair Bolsonaro

Rádio Guaíba
por  Rádio Guaíba
25/08/2021 21:47 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), arquivou o pedido de impeachment contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, protocolado pelo presidente da República Jair Bolsonaro (sem partido). “Determinei a rejeição da denúncia por falta de justa causa e tipicidade”, disse Pacheco.

Foto: Felipe Sampaio / STF / Divulgação

A decisão teve como base avaliação da advocacia da Casa. “O parecer reconhece que os fatos não se superpõem à lei que permite pedido de impeachment de ministro do STF”, disse.

O pedido de impeachment havia sido encaminhado ao Senado, na sexta-feira, pelo presidente sob a justificativa de que Moraes extrapolou as atribuições como ministro em decisões como a da prisão do ex-deputado federal e presidente do PTB, Roberto Jefferson.

“Quero crer que essa decisão possa constituir o marco de reestabelecimento da relação entre os Poderes”, afirmou o presidente do Senado, ao pedir que sejam retomados a harmonia e o diálogo entre as instituições.

No domingo, dez partidos de centro e de esquerda tinham se manifestado contra o impeachment de Moraes. Em duas notas separadas, os presidentes nacionais de DEM, MDB e PSDB, de um lado, e PT, PDT, PSB, Cidadania, PV, Rede Sustentabilidade e PCdoB, de outro, saíram em defesa do ministro e cobraram respeito à independência dos poderes.

Também durante o fim de semana, ex-ministros da Justiça enviaram a Pacheco um manifesto pedindo a rejeição do pedido apresentado por Bolsonaro. Para os ex-ministros dos governos de Fernando Henrique Cardoso, Lula, Dilma Roussef e Michel Temer, a ação é inepta e não há sinal de crime de responsabilidade que justifique uma eventual destituição de Moraes.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE