Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Prefeitura de Erechim
Cidade

Ouvidoria Ativa – Mais de 8,5 mil atendimentos à população

Em 2022 a Ouvidoria passiva, realizou 12.239 registros também

Assessoria Prefeitura de Erechim
por  Assessoria Prefeitura de Erechim
06/01/2023 09:25 – atualizado há 11 meses
Continua depois da publicidadePublicidade

A Ouvidoria de Erechim, vinculada a Secretaria de Gestão e Governança, é uma ferramenta de gestão democrática cuja finalidade é proporcionar o diálogo entre a população e o Poder Executivo Municipal, sendo um importante mecanismo de escuta do cidadão, pois recebe sugestões, solicitações, denúncias, reclamações e elogios da população visando à melhoria no serviço público.

A Ouvidoria passiva, comenta o ouvidor do município, Fabrício Mocellin, realizou 12.239 atendimentos à população, enquanto a Ouvidoria ativa contatou 8.504 pessoas, sendo que fora criada apenas no ano de 2021. 

“A avaliação é muito positiva do trabalho realizado pela Ouvidoria e das secretarias, e os dados da Ouvidoria ativa nos mostram que a satisfação com a realização dos serviços públicos é enorme por parte da população, sendo que em algumas secretarias a satisfação contempla o patamar de 98% das pessoas contatadas. Essas informações nos dizem que estamos no caminho certo, mas ainda temos muitos desafios pela frente e muito a evoluir”, afirma Fabrício.

Ainda, segundo o ouvidor, a proposta da Ouvidoria é efetivar esse canal de interlocução mais humano entre as demandas da comunidade e os serviços prestados pela Prefeitura. “Dessa forma, a população, de fato, contribui para melhorar a gestão municipal”, disse Fabrício Mocellin.

A Ouvidoria, conforme explica o ouvidor, recebe, analisa e encaminha todas as manifestações da população às secretarias competentes, recomendando possíveis medidas para a solução das mesmas. Em seguida, comunica de forma célere ao cidadão, o parecer da Prefeitura.

“Além do importante resultado obtido, é realizado um trabalho de pós-atendimento, que deve ser destacado como exemplo de inovação. É como chamamos a Ouvidoria ativa, que tem a missão de ir em busca do cidadão para ouvir a opinião sobre o serviço utilizado. Assim, estabelece-se uma parceria com a comunidade, o que contribui diretamente para a melhora em diversos setores da administração pública”, afirma.

De acordo com o ouvidor municipal, o objetivo da Ouvidoria, a partir da manifestação do cidadão, é aprimorar a qualidade do atendimento de todos os setores da Prefeitura de Erechim de forma que a população possa se sentir satisfeita com os serviços oferecidos e ter suas necessidades atendidas, tanto que há pouco tempo restou implantado o aplicativo SYSCIDADÃO, oportunizando mais uma ferramenta de acesso aos serviços da ouvidoria, assim como, uma forma de acompanhar todo processamento de seu requerimento, sendo ainda, alterado o sistema informativo, adequando-se à LGPD e a digitalização dos processos, traduzindo a celeridade nos processamentos.

“As manifestações podem ser feitas, preenchendo o formulário no link da Ouvidoria na página da Prefeitura, via e-mail, telefone, WhatsApp, aplicativo ou pessoalmente, tratando-se de importante ferramenta de participação e transparência, fortalecendo a cultura democrática do município, com impactos sociais, culturais e políticos sobre a experiência de participação cidadã em Erechim”, finaliza Fabrício Mocellin.

Outras informações

Contato

Horário de expediente

Atualmente, com o turno único, a ouvidoria presta seu atendimento, das 07h30 até as 13h30 sem fechar ao meio-dia.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE