Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação/Embrapa/Concórdia
Santa Catarina

Outubro tem apenas 6% da chuva esperada para o mês em Concórdia

É o outubro mais seco já registrado no município e o quarto mês com menos precipitação desde que a Estação Embrapa começou a fazer o acompanhamento, há 35 anos.

Assessoria/Embrapa/Concórdia
por  Assessoria/Embrapa/Concórdia
04/11/2020 16:03 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O mês de outubro teve apenas 14 milímetros de chuva em Concórdia segundo os dados da Estação Agrometeorológica da Embrapa Suínos e Aves. Isso representa apenas 6% do normal histórico do mês, que é de 226 milímetros. Não houve um dia sequer de chuva significativa. O máximo registrado foi de 6 mm no dia 27.

Este é o outubro mais seco já registrado no município e o quarto mês com menos precipitação desde que a estação da Embrapa começou a fazer o acompanhamento, há 35 anos. Apenas em agosto de 2012 (sem chuva), agosto de 1988 (6 mm) e julho de 2017 (13 mm) se observou menos chuva. O mês mais chuvoso já registrado em Concórdia foi justamente um outubro, em 1997, com 533 milímetros de precipitação.

No acumulado do ano, choveu 1.157 milímetros em Concórdia, 72% da média histórica entre janeiro e outubro no município, que é de 1.602 milímetros para o período.

A estação da Embrapa funciona desde 1985 no centro de pesquisa no distrito de Tamanduá e segue a normatização do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Na internet, estão disponíveis para consulta as informações a partir de 1987, no endereço www.cnpsa.embrapa.br/meteor.

Os meses menos chuvosos em Concórdia:


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE