Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Clima

Outono chegará com frente fria e chuvas intensas no Sul e Sudeste do país

Há possibilidade de formação de geada na Região Sul

Inmet/Mapa
por  Inmet/Mapa
17/03/2022 05:12 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A partir do dia 19 deste mês, a chegada de uma frente fria associada a uma intensa massa de ar frio deverá provocar chuvas, ventos fortes e queda acentuada nas temperaturas na Região Sul do país.

Entre a noite de sexta-feira e o sábado (19), as chuvas intensas devem atingir o leste de Santa Catarina e do Paraná e o leste de São Paulo no final de sábado, conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A partir do domingo (20), no final do dia, as chuvas intensas devem atingir o Rio de Janeiro, sul de Minas Gerais e zona da mata mineira. Os acumulados de chuva podem superar os 100 mm e os ventos poderão ser maiores que 60 km/h, principalmente em localidades próximas ao litoral.

A Figura 1 (abaixo) apresenta a previsão de acumulado de chuva entre os dias 16/03/2022 e 23/03/2022. As áreas em tons de rosa indicam totais de chuva em torno de 200 mm.

Frio

Entre domingo (20) e segunda-feira (21), o avanço do ar frio deve derrubar as temperaturas nas regiões Sul e Sudeste. As temperaturas máximas não devem passar de 19°C em Porto Alegre e em São Paulo, 18°C em Curitiba, 20°C em Florianópolis e 21°C no Rio de Janeiro. As temperaturas mínimas podem ficar abaixo de 5ºC em várias cidades do Sul do país. Nas áreas mais altas das serras gaúcha e catarinense, as temperaturas podem ficar próximas a 0°C.

A Figura 2 apresenta a previsão de temperatura mínima para as 6h (horário de Brasília) do dia 20/03 (domingo). Tons em azul escuro indicam temperaturas previstas por volta de 10°C.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE