Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Santa Catarina

Os destaques cooperativistas no país

Por Ivan Ramos - Diretor executivo da Fecoagro - SC

Ivan Ramos - Fecoagro - SC
por  Ivan Ramos - Fecoagro - SC
10/11/2020 06:33 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A semana que passou marcou com boas notícias para o cooperativismo brasileiro. Como acontece em cada ano par, a OCB – Organização das Cooperativas Brasileiras divulgou os nomes das cooperativas que se destacaram na sua missão de prestar serviços de apoio aos seus associados, e possibilitar mais rendas, com redução de custos e distribuição de resultados nas atividades a que se propõe.

O Prêmio SomosCoop – Melhores do Ano desta vez teve que ser analisado remotamente, devido à pandemia do coronavírus. A premiação que a OCB realiza tem objetivo homenagear as cooperativas e pessoas que mais se destacaram em diversos setores, levando resultados econômicos e sociais palpáveis aos seus associados. Em cada ano que se realiza essa premiação tem sido maior o número de cooperativas participantes, dos mais diversos ramos, assim como a diversidade de projetos, nas suas variadas categorias previstas no regulamento, possibilitando que todos os interessados possam participar e mostrar seus cases de sucesso.

O estado de SC e o Sul do país tem sido muito participativos e sempre conquistaram prêmios entre os três melhores. Nesta edição de 2020, apenas duas cooperativas catarinenses ficaram entre as finalistas, e classificação final somente será conhecida no próximo dia 24, em transmissão pelo Youtube, pelo Canal da OCB. Nossas representantes merecem os cumprimentos, a Copérdia de Concórdia e a Unimed de Brusque.

Afinal, se a cada ano tem aumentado o número de projetos, que neste ano ultrapassou 595, em 320 cooperativas brasileiras, significa que há muito mais competição e, certamente, os projetos ficam mais expostos às concorrências positivas para o setor cooperativista.

Neste ano também foi instituída uma nova categoria de prêmio, destacando os Influenciadores Coop, que significa homenagear alguém que tem se dedicado a divulgar o cooperativismo e influenciar a outras pessoas, através dos diversos sistemas de comunicação, pessoal, gráfica ou eletrônica. Paradoxalmente, ao contrário do que aconteceu nas outras categoriais, os três estados do Sul, considerados os mais atuantes e abrangentes no cooperativismo brasileiro, tendo sido modelo para outras regiões, reconhecidos por elas próprias, não conseguiram se destacar como Influenciadores Coop. Um tanto quanto contraditório, pois se temos inúmeros cases de sucesso reconhecidos deveríamos ter também como influenciadores, porém os julgadores dos projetos assim não entenderam. De qualquer forma, o importante é participar e ter a consciência de dever cumprido, onde aqui no Sul se pratica e se estimula o cooperativismo de resultado, através dos mais diversos meios existentes. Pense nisso.

Ivan Ramos é Diretor Executivo da Fecoagro - Federação das Cooperativas Agropecuárias do Estado de Santa Catarina

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE