Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Orientação do Tribunal de Contas evita gasto de R$ 7,6 milhões na EGR

O TCE-RS verificou que não havia estudos que justificariam o investimento

Assessoria TCE
por  Assessoria TCE
22/07/2022 17:17 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A partir de análise realizada por equipe de auditoria do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS), a Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) revogou licitação em que contrataria serviço de videomonitoramento inteligente e apoio no controle de trânsito, no valor de R$ 7.640.970,54.

O TCE-RS verificou que não havia estudos quantitativos indicando que o possível montante a ser recuperado no incremento da arrecadação das praças de pedágio justificaria o investimento na aquisição do sistema. 

Algumas das inconformidades detectadas pelo Tribunal de Contas foram: falta de critérios claros e objetivos que justifiquem a escolha das praças, tanto no que se refere à quantidade como à definição; inexistência de análise e respectiva anuência da Gerência de TI da EGR; incompatibilidade orçamentária da contratação relativamente às necessidades de investimento previstas pela empresa; não comprovação da relação custo-benefício entre os investimentos previstos e aumento de arrecadação projetada para a empresa; e inexistência de estudos suficientemente capazes de avalizarem os valores orçados para contratação.

Após reunião realizada entre a administração da EGR e o TCE-RS, a Empresa optou por revogar o Pregão Eletrônico n° 11/2021, que havia sido publicado em novembro de 2021. 

A atuação concomitante do Tribunal evitou potencial prejuízo aos cofres estaduais, considerando a fragilidade envolvida no procedimento e o possível não atendimento ao interesse público.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE