Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Segurança

Operação Tamoio III: PRF divulga balanço da operação de combate ao crime no RS

No Rio Grande do Sul, a operação resultou em um prejuízo estimado de 25 milhões de reais para as organizações criminosas

Nucom PRF/RS
por  Nucom PRF/RS
30/07/2020 09:00 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A Operação Tamoio III, que ocorreu de 18 a 26/07, contou com mais de 400 policiais atuando no estado, incluindo agentes do serviço de inteligência e de grupos especializados. Foram empregados cães farejadores, uma aeronave policial e agentes com treinamento especializado no combate ao tráfico de drogas e armas.

Ela se diferenciou das operações Tamoio I e II por ocorrer de forma multimodal. No Rio Grande do Sul, as atividades foram realizadas nas rodovias do estado e também nos terminais do Porto de Rio Grande.

Durante o período da operação, os agentes da PRF retiraram de circulação 1,4 tonelada de maconha, quase 400 quilos de cocaína e 240 mil maços de cigarros. Foram recuperados 20 veículos roubados e/ou adulterados e presos 121 criminosos, sendo 34 por tráfico de drogas. Ainda, quase 225 mil dólares e um milhão de reais sem comprovação de origem foram apreendidos.

Divulgação PRF/RS

TAMOIO

O nome Tamoio vem do Tupi Guarani TAMUÍA, que significa o avô, o antepassado. A Confederação dos Tamoios foi uma aliança de tribos indígenas firmada com o objetivo de combater os portugueses e outras tribos que os apoiavam. A referência é em relação à aliança dos grupos especializados da PRF unidos nessa operação.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE