Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Segurança

Operação Explosive: artefatos explosivos são apreendidos em operação na Serra Gaúcha

Operação foi deflagrada na manhã desta quinta-feira (08) com apoio do Exército.

Correio do Povo
por  Correio do Povo
08/07/2021 14:02 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Artefatos explosivos mantidos em locais irregulares na região de Guaporé, na Serra Gaúcha, foram apreendidos pela Polícia Civil, durante a Operação Explosive, deflagrada na manhã desta quinta-feira (08) com apoio do Exército.

Além de averiguar crimes relacionados à posse/porte irregular desse material – que é de uso restrito e controlado pelo Exército –, a investida combateu delitos contra a fauna e de poluição ambiental. Ao todo, nove mandados de busca e apreensão foram cumpridos na cidade.

Foto: Polícia Civil/Divulgação

Ao longo de seis meses de investigação, ficou comprovado que uma empresa da região que atua no ramo de terraplanagem adquiria artefatos explosivos em quantidade maior do que a necessária para a obra.

Os explosivos comprados em excesso eram guardados e utilizados mais tarde em outros projetos de forma irregular, o que reduzia custos com frete e escolta, além de que as informações sobre as novas explosões não eram prestadas ao Exército nem à Polícia Civil como prevê a lei. A Polícia averiguou ainda que a quantidade sobressalente de artefatos explosivos era armazenada de forma irregular em diferentes locais ligados à empresa.

Caça irregular

Os investigados também poderão responder pela prática de caça ilegal, uma vez que utilizavam para atividade armamento e munição em desacordo com a determinação legal.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE