Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Onda de frio no RS deve manter nuvem de gafanhotos na Argentina

Pulverizações feitas pelo governo argentino reduziram em um terço a nuvem de insetos. Segundo a Secretaria Estadual de Agricultura, gafanhotos não se movimentaram nos últimos dias.

G1
por  G1
26/07/2020 00:00 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A onda de frio prevista para os próximos dias no Rio Grande do Sul deve manter a nuvem de gafanhotos na Argentina.

De acordo com a Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do RS (Seapdr), os insetos não se movimentaram nos últimos dias, e seguem a 98km de Barra do Quaraí, cidade mais próxima da fronteira com o Uruguai.

"Hoje [sábado] se manteve a condição de frio e eles estão fazendo voos pelo mesmo local. Não se agrupou a nuvem para fazer deslocamento. É uma situação que vai persistir pelos próximos dias em função das temperaturas baixas", destaca o fiscal agropecuário da Seapdr, Juliano Ritter.
Pulverizações na Argentina já eliminaram um terço da nuvem — Foto: Reprodução / TV Globo

A expectativa é de que os insetos não entrem no Rio Grande do Sul pelo menos até a próxima quinta-feira (30).

Com isso, o Ministério da Agricultura do Brasil ofereceu ajuda para a Argentina e o Uruguai nas ações de combate à praga.

Um avião agrícola jogou produtos químicos sobre uma mata de eucaliptos na província de Entre Ríos, na Região Nordeste da Argentina, onde a nuvem está concentrada desde a última terça-feira (21). O combate também é feito com tratores, já que há moradores perto da área onde os gafanhotos estão.

Governo brasileiro ofereceu ajuda aos países vizinhos para combater a praga — Foto: Reprodução / TV Globo

As pulverizações realizadas pelo governo argentino já eliminaram um terço da nuvem, que chegou a ter 15 quilômetros quadrados.

Os insetos ocupam uma área de 230 hectares, onde atacam plantações de laranja e limão.

As autoridades brasileiras seguem monitorando outras duas nuvens de gafanhotos, uma no Norte da Argentina e outra no Paraguai.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE