Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
STR / AFP / CP
Mundo

OMS vê chance realista de parar novo coronavírus

Mais de 42,6 mil pessoas foram infectadas na China continental e pelo menos 1.110 delas morreram.

Correio do Povo
por  Correio do Povo
11/02/2020 20:53 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estimou nesta terça-feira que há uma "chance realista de parar" a disseminação no mundo do novo coronavírus, a partir de agora oficialmente chamado "Covid-19"."Se investirmos agora, temos uma chance realista de interromper esta epidemia", disse o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, durante uma conferência de imprensa em Genebra, na Suíça.

Tedros também deu mais detalhes sobre o nome atribuído ao coronavírus, Segundo ele, "Covid-19" foi escolhido por ser "fácil de pronunciar", mas sem referência "estigmatizante" a um país, ou população, em particular.

O diretor-geral explicou que "co" significa corona, "vi" é vírus, e que "d" foi escolhido por "doença". O número 19 indica o ano de sua aparição (2019). Cerca de 400 cientistas de todo mundo iniciaram uma reunião de dois dias nesta terça-feira para intensificar a luta contra a doença.

Na abertura da conferência, Tedros descreveu a epidemia como "uma ameaça muito séria" para o mundo, exortando países e cientistas a intensificar os esforços e a coordenação para superá-la. Ele também observou que "os vírus pode ter consequências mais poderosas do que qualquer ato terrorista".

Mais de 42,6 mil pessoas foram infectadas na China continental e pelo menos 1.110 delas morreram. Fora da China continental, o vírus matou duas pessoas (uma nas Filipinas e uma em Hong Kong) e mais de 400 casos foram confirmados em cerca de 30 países e territórios. O chefe da OMS também expressou o medo de ver a epidemia se espalhar para países com meios de saúde frágeis. "Se o vírus entrar em um sistema de saúde mais fraco, pode causar caos", disse ele.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE