Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Mundo

OMS declara "emergência internacional de saúde pública" por coronavírus

Segundo o novo balanço da OMS, 171 pessoas morreram até aqui (todas na China). Ao todo, há mais de 8,2 mil infectados no mundo.

O Antagonista
por  O Antagonista
30/01/2020 17:33 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A Organização Mundial de Saúde (OMS) acaba de declarar “emergência internacional de saúde pública” em função da epidemia de coronavírus que se espalha a partir da China.

O anúncio foi feito pelo diretor-geral da entidade, Tedros Adhanom Ghebreyesus. É a sexta vez que o dispositivo é acionado desde sua criação, em 2005.

Segundo o regulamento sanitário internacional da OMS, a emergência é “um evento extraordinário determinado que constitui um risco de saúde pública para outros Estados por meio da disseminação internacional de doenças”.

“Estamos declarando uma emergência de saúde pública internacional em função do surto global”, afirmou Ghebreyesus. 

“Nós precisamos agir agora para ajudar outros países a se prepararem para a possibilidade [de entrada do vírus]. A razão para a declaração não é pelo que está acontecendo na China, mas pelo que acontece nos outros países.”

Apesar da emergência global, o diretor da OMS disse que as autoridades sanitárias da China vêm realizando um ótimo trabalho.

“A rapidez com que a China detectou o vírus, isolou os infectados e informou os demais países foi impressionante. Não é exagero dizer que a China está estabelecendo novos parâmetros para o tratamento de surtos desse tipo”, afirmou. “Até agora, não vimos nenhuma morte fora da China.”

Segundo o novo balanço da OMS, 171 pessoas morreram até aqui (todas na China). Ao todo, há mais de 8,2 mil infectados no mundo.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE