Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Saúde

OMS adverte que vacinados contra Covid devem manter cuidados e que ainda podem contaminar outras pessoas

Especialista alertou que nenhuma das vacinas disponíveis é 100% eficaz.

Rádio Guaiba
por  Rádio Guaiba
11/02/2021 10:52 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A Organização Mundial de Saúde (OMS) alertou, nesta quarta-feira, que, no atual contexto de grande circulação da Covid-19 em muitos países, mesmo os vacinados contra o vírus devem manter os cuidados recomendados, como uso de máscaras e distanciamento social. A diretora do Departamento de Imunização, Vacinas e Biológicos da OMS, Kate O’Brien, lembrou que nenhuma das vacinas disponíveis é 100% eficaz.

Além disso, ela comentou durante entrevista coletiva virtual que os vacinados podem desenvolver apenas casos leves da doença, mas ainda assim contaminar outras pessoas. “Não sabemos o quanto as vacinas protegem da infecção contra a Covid-19”, apontou. As informações foram divulgadas pelo jornal O Estado de S.Paulo.

Foto: Márcia Leal/PMCI

O’Brien advertiu que, quanto mais o vírus circular, maior o risco de surgirem cepas resistentes a alguma vacina. Já a cientista-chefe da OMS, Soumya Swaminathan recomendou que os profissionais de saúde sejam vacinados “na primeira oportunidade”, sem ficar esperando opções mais eficazes adiante.

A cientista-chefe também destacou que, embora muitos países já tenham começado a vacinar pelo mundo, há um desequilíbrio importante nesse quesito, a depender da riqueza de cada nação. O’Brien comentou em outro momento que, até agora, a grande maioria das vacinas seguia para apenas dez países, não citados por ela.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE