Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Cidade

Olírio Zardo será o Patrono da Semana da Pátria em Erechim

No próximo dia 18, ocorre a chegada do Fogo Simbólico. A 15ª CRE e Tobias Pereira Sobrinho serão os homenageados nos 200 anos da Independência do Brasil

Assessoria da LDN
por  Assessoria da LDN
16/08/2022 13:59 – atualizado há 1 ano
Continua depois da publicidadePublicidade

A Liga de Defesa Nacional, Núcleo de Erechim vem trabalhando forte ao longo do ano, para as comemorações dos 200 anos da Independência do Brasil, a ser comemorado no dia 7 de setembro.

A chegada do Fogo Simbólico em Erechim, será dia 18 de agosto, com solenidade no 13º BPM, a partir das 8 horas. O tema da Semana da Pátria 2022 em Erechim são os 200 anos da Independência do Brasil, acompanhando o tema Nacional e Estadual

A 15ª Coordenadoria de Educação é a entidade homenageada, que nesse ano completou 70 anos de história. Tobias Pereira Sobrinho, que foi Delegado de Educação da 15ª CRE nos anos de 1967 e 1968, também será homenageado.

E o escolhido para ser o Patrono da Semana da Pátria deste ano é Olírio Zardo, um dos pioneiros da fotografia em Erechim.

Para o presidente da Liga de Defesa Nacional, Núcleo de Erechim, Cláudio Madalozzo “esse é um momento muito especial, pois comemoramos dois séculos de nossa Independência, e temos muito a comemorar e refletir se temos orgulho de ser brasileiro. Precisamos resgatar nossa história, nossa cultura, e preservar nossos símbolos”

A história de Olírio Zardo, um dos pioneiros da fotografia em Erechim

Natural de Veranópolis (RS), Olírio Zardo nasceu no dia 09 de abril de 1932, filho de italianos Amália Calsa e João Zardo, numa família de doze irmãos. Seu pai era alfaiate e sua mãe costureira e exerciam atividades na agricultura.

Seu primeiro contato com o mundo da fotografia aconteceu em 1948, quando conseguiu uma oportunidade de trabalho. Em 1949, a família que residia em Veranópolis decidiu vir morar em Erechim, na busca de novas oportunidades de trabalho. Conseguiu emprego com os irmãos fotógrafos Clemente e Manuel da Foto Tomazoni. Com muita persistência, conseguiu juntar dinheiro para comprar sua primeira câmera fotográfica.

  • Em 1951, Olírio Zardo serviu o quartel em Caxias do Sul e lá também teve oportunidade de realizar coberturas fotográficas, sendo o fotógrafo do quartel.
  • Em 1955, abriu seu próprio negócio com estúdio fotográfico em parceria com sua esposa Maria Zardo, registrando assim grande parte do passado erechinense
  • Em 1961, o estúdio se mudou para a rua Itália, e em 1966, instalou-se no endereço que atua até hoje. Com a chegada dos filhos, a equipe Zardo foi aumentando. A profissão iniciada por Olírio já chega a terceira geração da família.
  • Em 1979, instalou o primeiro laboratório fotográfico a cores da região. Em 2001, foi trocado todo o equipamento fotográfico, desde câmeras até o laboratório, adaptando-se assim ao mundo digital. Em toda trajetória da Foto Zardo, Olírio viu a fotografia passar pela transição do analógico para o digital.
  • Ao longo de sua carreira, participou de grandes coberturas fotográficas, dos principais eventos de Erechim. Atualmente colabora com arquivos fotográficos para pesquisa e conhecimento da história de nossa cidade.

15ª CRE: 70 anos de história e comprometimento

A história da 15ª CRE teve início no ano de 1952, criada com o intuito de diminuir as dificuldades e dar mais autonomia à organização escolar da região. Na época, chamada de Delegacia Regional de Ensino, foi estabelecida junto com as demais regionais no estado, pelo então Governador Ernesto Dornelles, e pelo Secretário de Educação e Cultura, Júlio Marino de Carvalho, em 9 de maio. A primeira a ocupar o cargo de Delegada Regional de Educação, foi a Professora Haidée Tedesco Reali, que desempenhou a função durante quatro anos, e assim como outras delegadas, atualmente dão nome às escolas de Erechim, como a professora Lourdes Galeazzi e a professora Helvética Rotta Magnabosco.

Em seus 70 anos de história e dedicação, a 15ª CRE atravessou diversos momentos ao longo tempo, como a alteração de nomenclatura de “Delegacia Regional” para “Coordenadoria Regional”, mudanças nas diretrizes educacionais no Brasil e no RS, alternância de gestões e, mais recentemente a pandemia de covid-19, onde todo o processo de gestão escolar precisou ser reformulado.

Atualmente a 15ª Coordenadoria Regional de Educação, tem abrangência de 41 municípios, e atua em conjunto com as equipes diretivas na gestão de 91 escolas e no atendimento de mais de 21 mil estudantes da Rede Estadual.

Desde 2019 a 15ª CRE, tem como Coordenadora, a professora Juliane Bonez, que assumiu o cargo após um processo seletivo inédito no estado, no qual não houveram indicações políticas.

O homenageado, Tobias Pereira Sobrinho

Natural de Alagoas, o advogado e professor Tobias Pereira Sobrinho, chegou a Erechim em meados de março de 1958. Com a intenção de ficar apenas um curto período de tempo no munícipio, veio para exercer o magistério, onde lecionou na Escola Estadual Normal José Bonifácio e no Colégio Franciscano São José. Aqui, conheceu sua esposa e constituiu família, fixando moradia e estabelecendo raízes em nossa cidade, desde então.

Em sua carreira profissional, atuou como advogado em Erechim e região, prestando serviços para políticos e prefeituras, em sindicatos de diferentes classes trabalhadoras e também como advogado criminalista e cível. Foi vereador e Delegado Regional de Educação da 15ª Região (de 1967-1968).

Desde 1988, o professor Tobias é cidadão erechinense, reconhecido através de decreto legislativo e título recebido da Câmara Municipal de Vereadores de Erechim, pela sua trajetória de vida, pelo legado construído e pelos relevantes serviços prestados ao município de Erechim.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE