Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Oktoberfest Blumenau 2020 só ocorrerá "se tudo estiver resolvido", diz secretário de Turismo

Organização discute alterações na Oktober deste ano, mas afirma que decisões só serão tomadas em maio, dependendo do cenário do novo coronavírus.

NSCTotal
por  NSCTotal
21/04/2020 19:07 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O cancelamento da Oktoberfest de Munique, na Alemanha, oficializado nesta terça-feira (21) por conta do coronavírus, trouxe a discussão também a Blumenau. A menos de seis meses do evento, a Secretaria de Turismo debate o cenário e avalia possibilidades para a festa mais alemã das Américas, prevista para começar em 7 de outubro.

De acordo com o secretário de Turismo e Lazer e presidente do Parque Vila Germânica, Marcelo Greuel, a prefeitura de Blumenau já monitorava um possível cancelamento da Oktober da Alemanha e que essa decisão da “festa mãe” não foi uma surpresa. Mesmo assim, admite que isso impacta no planejamento dos 19 dias do evento blumenauense.

Daniel Zimmermann, Divulgação, BD

O cenário em maio é tratado internamente como crucial. É no mês que vem, dependendo da situação local e mundial de casos da Covid-19, que os organizadores tomarão uma decisão. Cancelar é uma atitude considerada extrema, pelo fato de a Oktoberfest de Blumenau gerar empregos diretos, indiretos, movimentar a economia e ter caráter social — com doação de parte do lucro para combate às drogas e ao fomento do esporte, por exemplo.

Greuel destaca que há alterações no radar. Questionado pela reportagem se isso poderia ocorrer em datas, diminuição de dias de festa ou de setores na Vila Germânica, o secretário de Turismo alegou que a organização “tem estudado vários cenários” e que se for necessário fazer mudanças, “nada está descartado”. Mas tudo vai levar em conta a importância da Oktoberfest no cenário econômico e social.

— São 3 mil empregos diretos, outros milhares indiretos, 800 músicos, injeção na economia de cerca de R$ 240 milhões, produção do evento, cervejarias, pipoqueiro, Uber. São mais de 60 setores atingidos. Não são decisões simples, porque impactam muita gente — defende Marcelo Greuel.

O secretário de Turismo e Lazer completa:

— Tenho certeza que em 1984, com aquela catástrofe das enchentes, se existissem mídias sociais, a Oktoberfest não teria acontecido. Existe um desconhecimento completo sobre a importância da festa. Oktober não é só economia, o lado social também é muito forte.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE