Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Segurança

Oeste de SC vai ter reforço das tropas de segurança para as Eleições Municipais

Policias Civil e Militar, além de Guarda Municipal e Bombeiros preparam esquema especial para domingo (15).

NDNotícias
por  NDNotícias
12/11/2020 19:19 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A segurança pública do Oeste de Santa Catarina estará reforçada nas Eleições Municipais 2020, que ocorrem no próximo domingo (15). As polícias Militar e Civil vão contar com aumento no efetivo em Chapecó e cidades vizinhas. Reportagem do ND Notícias conta como as forças de segurança estão se programando para o dia das eleições na região de Chapecó. 

Polícia Militar

Para o tenente-coronel Fábio Henrique Machado, comandante do 2º BPM de Chapecó, o reforço visa coibir possíveis crimes eleitorais e garantir a segurança de modo geral.

“Temos 41 municípios sobre abrangência do batalhão, por isso vamos reforçar o policiamento em todas as cidades da região com pelo menos uma equipe a mais em cada unidade. Estamos em contato permanente com juiz e promotor eleitoral de cada uma das zonas eleitorais à disposição para eventual denúncia ou qualquer demanda”, explica Machado.

A Polícia Militar, além do patrulhamento ostensivo, também tem por missão acompanhar o juiz eleitoral nas visitas realizadas em sessões. “Em Chapecó temos um total de 11 zonas eleitorais e coincidentemente 11 oficiais da Polícia Militar para coordenar todo o trabalho da Polícia Militar durante as eleições”, comenta o comandante.

Guarda Municipal

Equipes da Guarda Municipal também estarão atuantes no próximo domingo. Os agentes irão fiscalizar o cumprimento das normas relacionadas à Covid-19 e a segurança nos locais de cotação.

“A intenção é fazer esse trabalho preventivo para que se evite qualquer ação delituosa, seja por parte de cabos eleitorais ou qualquer outra situação que possa pôr em risco a lisura do processo eleitoral”, falou o comandante da Guarda Municipal, Junior Assis Strello.

Polícia Civil

A Polícia Civil em Chapecó padronizou os plantões nas Delegacias de Polícia e vai aumentar o efetivo de policiais no dia da votação. O cronograma está pronto há quase um mês.

“Foi definido que todas as unidades da Polícia Civil permanecerão abertas no domingo com um delegado. Em Chapecó teremos uma equipe de prontidão para auxiliar a Polícia Federal, a Polícia Militar e as solicitações da Justiça Eleitoral”, explica o delegado regional, Ricardo Casagrande.

Outra novidade para essas eleições é que a Polícia Civil vai dividir parte de sua estrutura com as demais forças de segurança para facilitar o atendimento de ocorrências relacionadas às eleições.

“Tudo isso vai ficar concentrado, e todos os órgãos de segurança pública vão ficar concentrados no dia das eleições, no Centro de Comando que vai ser montado na sede da DIC (Divisão de Investigação Criminal) de Chapecó”, conclui.

Corpo de Bombeiros Militar

O 6º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar de Chapecó também se prepara com aumento de 20% do efetivo para o dia das eleições. O tenente-coronel Hilton de Souza Zeferino diz que às nove unidades da área do 6º BBM, que atendem 28 municípios da região, estarão prontas para prestar atendimento à comunidade.

Estamos planejando reforço no atendimento durante o dia para eventuais demandas que possam surgir em Chapecó. Nas demais unidades da área do batalhão, o serviço será dentro da ação ordinária, até porque são concentrações populacionais menores”, completa.

Somente em Chapecó, o número eleitores votantes é de 151.220. O município está sob as jurisdições da 35ª e 94ª Zonas Eleitorais e conta com 48 locais de votação. O maior colégio eleitoral é a Unochapecó com 12.714 eleitores.

Também fazem parte da 35ª Zona Eleitoral os municípios de Cordilheira Alto e Guatambu, enquanto a 94ª abrange, além de Chapecó, os municípios de Paial e Coronel Freitas. Juntos os quatro municípios somam cerca de 15 mil eleitores.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE