Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Hospital de Santa Luzia tem todos os leitos de UTIs ocupados nesta segunda-feira | Foto: Fabiano do Amaral
Rio Grande do Sul

Ocupação de leitos chega a 98,4% no Litoral Norte do RS

Hospitais referência na região operam com lotação máxima em leitos de UTIs.

Correio do Povo
por  Correio do Povo
22/02/2021 16:17 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A taxa de ocupação de leitos no Litoral Norte, nesta segunda-feira, chegou a 98,4% de sua capacidade, provocado pela pandemia do coronavírus. No final de semana, a Secretaria de Saúde entregou respiradores, monitores e camas para três hospitais, sendo o de Tramandaí um dos beneficiados da região litorânea, além de Canoas e Sapucaia do Sul – estes na Grande Porto Alegre. Os cinco leitos disponibilizados já começaram a operar. O Hospital de Tramandaí atingiu os 100% de ocupação em seus leitos na semana passada.

Em Tramandaí, os 11 leitos de UTI-Covid atingiram os 100% de ocupação. Além desses leitos, o hospital tem ainda mais seis leitos clínicos, setor que está com 80% de sua capacidade. E devido ao aumento do número de casos de infectados necessitando de internação e observação hospitalar, a Fundação Hospitalar Getúlio Vargas determinou desde o último dia 19, a suspensão das visitas presenciais de parentes dos doentes. As informações referentes ao estado de saúde dos pacientes serão repassadas aos familiares ou responsáveis através de meios virtuais. Contudo, os casos de exceção vão ser avaliados pelo Comitê da FHGV de Enfrentamento do Novo Coronavírus (Covid-19).

A situação em Capão da Canoa, no Hospital Santa Luzia, também passou a ser crítica nesta segunda-feira. O hospital, que atende também Xangri-Lá, Maquiné, Terra de Areia e Itati, tem 11 leitos de UTI, sendo três para os casos de infectados pelo coronavírus, e no momento todos estão ocupados. Desde março do ano passado o local já teve 162 casos confirmados, tendo ocorrido 49 mortes. Devido a situação, a direção do hospital, a exemplo de Tramandaí, também decidiu suspender as visitas, com o objetivo de reduzir ao máximo a circulação de pessoal. As únicas exceções são o acompanhamento de idosos ou de crianças (uma pessoa) e CTI (uma pessoa, por uma hora).

Em Torres, o Hospital Nossa Senhora do Navegantes também alcançou 100% de sua capacidade com pacientes contaminados pela Covid-19. São 10 leitos de UTI, todos ocupados. O Hospital São Vicente de Paulo, em Osório, possui 20 leitos de UTI, com a taxa de ocupação chegando em 85%. No momento são 13 pacientes com Covid-19.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE