Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Rio Grande do Sul

Ocupação das UTIs avança e Porto Alegre entra na terceira fase de plano de contingência

SMS destacou que a cidade ainda está vivenciando a segunda fase do plano, mas que já estão sendo executadas ações da fase 3.

CP
por  CP
17/07/2020 21:55 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A ocupação das UTIs adulto por pacientes com a Covid-19 em Porto Alegre extrapolou, nesta sexta-feira, a marca de 255 leitos a segunda fase do plano de contingência da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). No começo da noite, estão internadas em UTIs adulto da Capital 263 pessoas com diagnóstico positivo do novo coronavírus e 42 suspeitos, totalizando 305 pacientes relacionados à doença. A SMS destacou que a cidade está vivenciando a segunda fase do plano, mas que já estão sendo executadas ações da fase 3.

Dos 748 leitos de UTI adulto operacionais da Capital, 18 estão bloqueados e 650 ocupados. A taxa de ocupação geral é de 89,04%. Do total de internações, 46,45% são de confirmados ou suspeitos do novo coronavírus. Na segunda fase, a SMS destina 255 leitos para atendimento exclusivo de pacientes com a Covid-19. Na chamada fase 3, o limite seria de 383 leitos. O problema é que, na última etapa do plano de contingência, espaços de emergência e salas de recuperação dos hospitais serão transformados em leitos de UTI.

O coordenador de assistência hospitalar da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), João Marcelo Fonseca, explica que a demanda segue em ritmo acelerado e que diversos hospitais estão ampliando suas UTIs. "Leitos que não existiam antes nessa configuração, agora estão sendo adaptados", enfatiza. Apesar dos esforços para ampliação de leitos, Fonseca destaca que "nenhum lugar do mundo conseguiu passar pela crise da Covid-19 só ampliando capacidade". "Foi necessário ter a taxa de transmissão reduzida para baixar a curva, não se vence essa batalha somente com a ampliação da capacidade", assinala.

O aumento da ocupação dos leitos de UTI e a chegada à fase 3 do plano de contingência, segundo Fonseca, marca um momento preocupante. "Não queremos chegar a esse ponto, quando não conseguimos comportar os pacientes dentro das UTIs e acabamos precisando recebê-los nas salas de emergência e de recuperação, será um momento de tensão máxima dentro dos hospitais", define. Nessa última fase, de acordo com Fonseca, se um adulto jovem com apendicite chegar a uma emergência, por exemplo, pode ter dificuldade de acessar um leito hospitalar.

"Tomara que não aconteça, ainda queremos evitar esse momento de tensão máxima, mas agora mais do que nunca precisamos do distanciamento social", reforça. A expectativa, conforme projeções da SMS, é de que 383 leitos de UTI adulto estejam ocupados com pacientes Covid-19 nos primeiros dias de agosto. "Temos um pouco mais de 14 dias, o que nos permite ainda baixar essa curva", lembra.

Santa Casa suspende transplantes

Em função do aumento de pacientes com a Covid-19, a Santa Casa de Porto Alegre suspendeu, por duas semanas, a realização de transplantes. A restrição temporária entrou em vigor nesta sexta-feira. Apenas transplantes de urgência serão realizados pela equipe médica da casa de saúde nesse período.

Conforme o diretor médico da Santa Casa, Antonio Kalil, o maior impacto deve ser sentido em transplantes eletivos de rins, medula óssea a córneas, realizados após agendamento prévio. Em média de cinco a seis transplantes renais deixarão de ser realizados semanalmente na Santa Casa. “Nós podemos realizar estes transplantes em um momento ideal, é possível se aguardar. Essas são as necessidades que a gente observa neste momento”, ressalta Kalil.

Em 2020, 142 procedimentos de rins foram realizados contra 125 no mesmo período do ano passado. Com relação às internações em UTI, Antonio Kalil explica que mais de 90% dos pacientes transplantados dependem de cuidados intensivos após o procedimento.

O diretor médico da Santa Casa também adverte que devido à propagação do coronavírus na capital, a tarde desta sexta tinha 46 leitos de UTI ocupados dentre os 48 destinados para Covid. Até o fim da próxima semana, outros 40 leitos devem ser abertos no hospital, ampliando a capacidade de internações para 88.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE