Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Segurança

OAB suspende advogados envolvidos em investigação sobre uso de atestados falsos para pedir soltura de presos

Caso é apurado pela Polícia Civil e pelo Ministério Público.

GZH
por  GZH
06/04/2020 13:48 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Os dois advogados investigados por suposto uso de atestados falsos para pedir a soltura de presos, com base no risco de contaminação por coronavírus, foram suspensos pela Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Sul (OAB/RS).

Os dois são investigados pela Polícia Civil e pelo Ministério Público (MP) pela prática de apresentação de laudos médicos falsos para justificar pedidos judiciais de prisão domiciliar para apenados do sistema penitenciário.

As suspeitas sobre o possível esquema começaram a surgir na semana passada, quando circularam em grupos de WhatsApp o que seriam mensagens de presos e advogados tratando sobre pedidos de soltura.

Ramiro Furquim/Sul21

Em nota oficial, a OAB-RS informou que “pela gravidade e ampla repercussão, pública e negativa, dos fatos imputados aos profissionais”, por decisão do presidente da OAB/RS, Ricardo Breier, os advogados “estão suspensos de forma cautelar, ficando impedidos de exercer a advocacia”.

Na manifestação, afirmou ainda que a medida demonstra que a OAB cumpre seu papel de coibir “práticas ilegais, evitando a proliferação de tais condutas, principalmente no momento de crise em que estamos vivendo, o que representa também a defesa da ética na advocacia e da proteção da cidadania”.

A decisão foi enviada nesta segunda-feira (6) ao Tribunal de Ética e Disciplina da OAB/RS.

Cremers também apura

O Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Sul (Cremers) também se manifestou por nota, onde afirma que se houver participação de médico registrado no conselho, será aberta sindicância e um processo ético-profissional, que pode resultar em suspensão e cassação.

Na manifestação, o Cremers informa que ainda não teve acesso às informações de identificação do médico, que supostamente teria fornecido atestado a pacientes do sistema prisional. Disse ainda que solicitou ao MP e a Polícia Civil documentos para averiguar e acompanhar o caso.

Confira nota na íntegra:

"A respeito de matérias jornalísticas que denunciam suposta prática de advogados que estariam utilizando laudos médicos falsos para justificar pedidos judiciais de prisão domiciliar para presos do sistema penitenciário gaúcho, o Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul (Cremers) informa que:

- O Cremers não teve acesso às informações de identificação do médico que supostamente forneceu atestado médico a pacientes do sistema prisional;

- O Cremers já solicitou ao Ministério Público e à Polícia Civil informações e documentos para averiguação da participação de médico registrado no Cremers e para acompanhamento do caso;

- Se houver prova da participação de médico registrado no Cremers, será instaurada Sindicância e provável Processo Ético-Profissional, com a aplicação das sanções previstas no Código de Ética Médica, como suspensão e cassação do exercício profissional;

- Denúncias sobre exercício ilegal da medicina devem ser encaminhadas para o email denuncia@cremers.org.br.

Dr. Eduardo Neubarth Trindade - Presidente do Cremers"

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE