Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Irineu Fontela (MTE 17.690)
Política

O trabalho que deu certo: novo presídio em Erechim será modelo para o Brasil

Reivindicada há décadas pela comunidade, a obra marca a primeira Parceria Público Privada do RS na área da segurança pública, com modelo de gestão inovador, focado na ressocialização por meio do trabalho.

Irineu Fontela (MTE 17.690)
por  Irineu Fontela (MTE 17.690)
09/10/2023 21:49 – atualizado há 18 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

“O trabalho, dedicado, venceu o ceticismo e a burocracia administrativa da gestão pública para realizar a obra reivindicada há décadas pela comunidade: construir o novo complexo prisional de Erechim fora da área central da cidade”, destacou o deputado Paparico Bacchi (PL) após o governo do Rio Grande do Sul realizar, na sexta-feira (6), na B3 – bolsa de valores brasileira sediada na cidade de São Paulo, o leilão da Parceria Público-Privada (PPP) do novo Presídio de Erechim. A empresa Soluções Serviços Terceirizados venceu o certame e será responsável pela construção, manutenção e apoio operacional no estabelecimento prisional que marca a primeira PPP do Estado na área de segurança pública.

Com foco na ressocialização, prevendo a possibilidade de trabalho e educação, a iniciativa marca uma significativa mudança no sistema prisional gaúcho e deve servir de exemplo para o todo o Brasil, diminuindo o grande déficit de vagas no sistema prisional, por meio de um modelo de gestão inovador. A nova unidade será instalada em uma área doada pelo município, com 10,4 hectares, entre as rodovias ERS-135 e BR-153. Construído em dois módulos de 26 mil metros quadrados cada, com 1,2 mil vagas disponíveis para apenados, tem na localização uma das principais melhorias, pois além de atender as diretrizes de segurança, contempla o principal anseio da população de Erechim: ser distante da zona urbana do município. A atividade específica de segurança prisional seguirá a cargo de policiais penais.

“Só tem uma coisa que ninguém consegue desmanchar: é o trabalho. Quando você trabalha, há o reconhecimento. Estou na política por missão e cada dia aumenta minha responsabilidade e compromisso com a comunidade de Erechim, que confia no meu trabalho parlamentar. Assumi esse compromisso em 2019, quando mobilizei a histórica audiência que uniu as autoridades e lideranças da comunidade local e regional em Porto Alegre, em 2019, na Secretaria de Segurança Pública, com um registro histórico que marcou a união de esforços, em um movimento suprapartidário. Assim, quebramos o paradigma de falta de representatividade da região na Assembleia Legislativa, mostramos ao governo nossa necessidade, cobramos agilidade e estamos colhendo os frutos do empenho e dedicação, com expressivos investimentos na saúde, infraestrutura logística e segurança pública – inclusive com o anúncio da criação do CRPO Norte, outra demanda que trabalhamos desde o início do primeiro mandato no parlamento gaúcho”, concluiu o deputado Paparico Bacchi – que reside em Erechim com sua família desde 2018 e transferiu seu domicílio eleitoral para cidade em 2019.

Com mais de 18 mil colaboradores, o grupo que atua há 15 anos no Brasil venceu o leilão com a proposta de R$ 233 por vaga/dia disponibilizada e ocupada em unidade prisional. A concessão pública no período de 30 anos tem expectativa de investimento na operação de R$ 50 milhões ao ano e a realização da obra está prevista no período de 24 meses.


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE