Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Cidade

O exemplo : Florianópolis completa um mês sem mortes pelo novo coronavírus

Capital deixou de ser a cidade com o maior número de casos no estado há algumas semanas; atualmente contabiliza 710 confirmações.

ND
por  ND
05/06/2020 09:27 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Nesta quinta-feira (4), a cidade de Florianópolis completou 30 dias sem ter nenhuma morte pela Covid-19. O último óbito registrado na capital do Estado foi de um homem de 80 anos. E essa sétima morte foi divulgada no boletim do governo de SC no dia 4 de maio.

Desde o início da pandemia o município acumula 710 confirmações pelo vírus, deixando de ser a cidade com mais números de casos no estado no fim de maio, figurando como a terceira no momento, atrás de Concórdia (955) e Chapecó (944).

O prefeito municipal, Gean Loureiro (DEM) afirma, em sua conta no twitter, que a cidade “não fez nada de extraordinário”, somente teria analisado e adotado medidas comprovadamente eficazes, como isolamento social, rastreamento de casos e testagem ampla.

“Por aqui já fizemos as movimentações com medidas restritivas após 1 dia do primeiro caso confirmado na cidade. Fizemos movimentações mais amplas e no tempo certo, respeitando o ciclo de vida viral. Além disso as fiscalizações da Vigilância Sanitária sobre os locais que poderiam ou não estarem abertos fez toda a diferença”, afirma o secretário de saúde, Carlos Alberto Justo da Silva

“Baseamos nossas decisões em estudos, métricas e principalmente em como o vírus se comportava na cidade”, acrescenta.

Uma das medidas particulares, decidida em nível estadual, foi o veto do transporte público, que seguiu funcionando na maioria do país. Nesse quesito, a capital catarinense foi considerada exemplar pelos infectologistas Antônio Mazzei e Fábio Gaudenzi, que atestaram que a suspensão do serviço é muito mais eficaz do que demais medidas de prevenção.

Da mesma forma, o Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) apontou o estado catarinense como o terceiro em medidas de restrição na primeira quinzena de abril.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE