Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Agro

O cooperativismo é a solução

Por Ivan Ramos - diretor executivo da Fecoagro-SC.

Ivan Ramos - Dir. Fecoagro-SC
por  Ivan Ramos - Dir. Fecoagro-SC
07/12/2020 09:23 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

“Cooperativismo: a união de todos, no esforço de cada um”. “Cooperativismo é a solução”. Essas duas frases fizeram parte de slogan de uma companha publicitária veiculada na mídia nacional, nos anos 70. Sob o patrocínio do Ministério da Agricultura e do saudoso BNCC – Banco Nacional de Crédito Cooperativo, os veículos de comunicação divulgavam essa campanha para mostrar à sociedade, urbana e rural que a união das pessoas em torno de uma causa de interesse comum, trazia benefícios para toda a comunidade. Os mais antigos certamente lembram-se dessa época, quando o governo federal através o INCRA intervinha nas cooperativas, sendo o órgão fiscalizador e autorizador de constituições de cooperativas.

O tempo passou, os governantes mudaram, a constituição federal libertou as cooperativas das amarras governamentais; a tecnologia avançou, as cooperativas se profissionalizaram e a autogestão as transformaram independentes e só devem prestar contas aos seus associados, dando mais autonomia à OCB e às organizações estaduais de cooperativas.

De lá pra cá não foi registrada nenhuma campanha em nível nacional para propagar o cooperativismo e mostrar a força da cooperação. Estados ou entidades cooperativas isoladas têm mantido esse trabalho regionalmente, mas não com uma coordenação nacional.

A partir de agora a OCB tomou a iniciativa nesse rumo. Já está no ar nas mídias, o movimento Somos Coop, para divulgar a força da cooperação. Foi escolhido garoto propaganda um reconhecido nome no esporte, e real conhecedor do cooperativismo. Gustavo Kuerten. Em SC ele já tem parceria com a Aurora Alimentos, e sempre tem destacado a importância da cooperação. Uma escolha acertada da OCB.

A inclusão de Guga Kuerten na mídia cooperativista certamente ajudará a propagar o conceito cooperativo e contribuirá para que mais pessoas desfrutem desse movimento que motivará a juventude a participar ativamente das cooperativas, optando por esse tipo de negócio coletivo e se preparando para a sucessão nas gestões das cooperativas. O slogan é antigo, mas sempre atual. “Cooperativismo é a solução”. Pense nisso.

Ivan Ramos é Diretor Executivo da Fecoagro - Federação das Cooperativas Agropecuárias do Estado de Santa Catarina

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE