Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Agro

Nuvem de gafanhotos que invadiu Argentina deve seguir para o Uruguai, diz Mapa

Ministério da Agricultura alertou superintendências para a orientação dos agricultores e eventual adoção de medidas caso a praga ingresse no Brasil

NSCTotal
por  NSCTotal
24/06/2020 15:07 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Uma reunião nesta quarta-feira em Florianópolis discute ações contra a nuvem de gafanhotos que pode chegar a Santa Catarina. O encontro entre a Defesa Civil e a Epagri, está acontecendo no Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cigerd).

A proposta do grupo de trabalho é debater possíveis impactos e acompanhar a movimentação da nuvem.

A nuvem de gafanhotos da espécie Schistocerca cancellata, que encontra-se próximo à fronteira com o Brasil, deve seguir em direção ao Uruguai. O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) recebeu informações do Serviço Nacional de Sanidade e Qualidade Agroalimentar da Argentina (Senasa), que realiza o monitoramento climático e acompanha o deslocamento dos insetos.

O meteorologista da NSC Comunicação, Leandro Puchalski, explica que a movimentação dos gafanhotos depende da condição do vento. Na terça-feira (23), o Oeste de Santa Catarina aparecia como área de precaução no monitoramento do Senasa. Nesta quarta, o vento do quadrante Norte sopra do Paraguai em direção à Argentina e Uruguai, o que diminui as chances da nuvem de gafanhotos atingir o Oeste do Estado, segundo Puchalski.

Mesmo com a previsao do Senasa, o Mapa emitiu alerta para as Superintendências Federais de Agricultura. A intenção é monitorar e orientar agricultores da região fronteiriça do Brasil, em especial no estado do Rio Grande do Sul, para a adoção de medidas de controle da praga caso esta nuvem ingresse em território brasileiro.

Segundo a Coordenação-Geral de Proteção de Plantas do Mapa, as autoridades fitossanitárias brasileiras seguem em contato com os pesquisadores argentinos, bolivianos e paraguaios por meio do Grupo Técnico de Gafanhotos do Comitê de Sanidade Vegetal – COSAVE, o que tem permitido um acompanhamento do assunto em tempo real.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE