Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Mundo

Número de mortos em terremoto na Turquia e na Síria passa de 2.200

Forte abalo sísmico de magnitude 7,8 casou devastação nos dois países; equipes trabalham para localizar pessoas sob os escombros

R7
por  R7
06/02/2023 12:03 – atualizado há 1 ano
Continua depois da publicidadePublicidade

O número de mortos no terremoto que atingiu o sul da Turquia e o norte da Síria passou de 2.200.

A região foi devastada por um terremoto de magnitude 7,8, na madrugada desta segunda-feira (6), que foi sentido até na Groenlândia.

MAHMUT BOZARSLAN/ASSOCIATED PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Na Turquia, onde foi registrado o epicentro do terremoto, pelo menos 1.500 pessoas morreram, de acordo com o último balanço informado pelo órgão público de gestão de catástrofes.

Na vizinha Síria, o terremoto provocou mais 783 mortes.

Somando os dados divulgados pelos dois países, o número de morte chegou a 2.283.

O epicentro do abalo sísmico ocorreu a 26 km a leste da cidade turca de Nurdağı, que tem pouco mais de 40 mil habitantes e fica a cerca de 650 km da capital, Ancara, de acordo com o USGS (Serviço Geológico dos Estados Unidos).

Twitter

O tremor surgiu a 17,9 km de profundidade, na província de Gaziantep, sudeste do país, próximo à fronteira com a Síria. O sismo ocorreu às 4h17 no horário local da Turquia (22h17 no Brasil), de acordo com o USGS.

Mais de mil prédios desabaram completamente, o que sugere um número de vítimas muito maior, informou o vice-presidente turco, Fuat Oktay.

Os abalos foram sentidos também na capital turca, Ancara, e em outras cidades. Os aparelhos registraram um sismo inicial e, logo em seguida, mais dois terremotos aconteceram na mesma região.

Segundo o vice-presidente turco, pelo menos três dos aeroportos da zona afetada, Hatay, Maras e Gaziantep, foram fechados para o tráfego. A neve e as tempestades que atingiram a região impediram a circulação em outros aeroportos, incluindo o de Diyarbakir, segundo a AFP.

*Matéria em atualização

PARA ENTRAR NA NOSSA COMUNIDADE DO WHATSAPP CLIQUE AQUI

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE