Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Segurança

Número de assassinatos no Brasil cai 19% e é o menor desde 2007

10 mil mortes a menos no país em 2019. Os dados, coletados nos 26 Estados e no Distrito Federal, fazem parte do Monitor da Violência e foram divulgados pelo site G1.

G1/Redação
por  G1/Redação
14/02/2020 07:33 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O Brasil teve uma queda de 19% no número de vítimas de crimes violentos em 2019 na comparação com o ano anterior. Em todo o ano passado, houve 41.635 assassinatos no País contra 51.558 em 2018 – ou seja, quase 10 mil mortes a menos. Trata-se do menor número de crimes violentos intencionais de toda a série histórica do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, que coleta os dados desde 2007.

Estão contabilizadas no número as vítimas de homicídios dolosos (incluindo os feminicídios), latrocínios e lesões corporais seguidas de morte. Os dados, coletados nos 26 Estados e no Distrito Federal, fazem parte do Monitor da Violência e foram divulgados pelo site G1.

No último trimestre, porém, a queda não foi tão acentuada quanto no restante do ano: 11,8%. Nove Estados, inclusive, registraram uma alta no número de assassinatos de outubro a dezembro.

Segundo o Ministério da Justiça e Segurança Pública, o trabalho conjunto das forças de segurança federais, estaduais e municipais contribuiu para a redução nos índices de criminalidade nos últimos anos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE