Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Novo surto de coronavírus em Passo Fundo: Lar de idosos tem 18 casos confirmados

Em nota a instituição informou que no dia 20 de abril, afastou uma colaboradora com sintomas da doença, que mais tarde teve teste confirmado para Coronavírus.

Radio Uirapuru
por  Radio Uirapuru
25/04/2020 19:13 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O lar de idosos Nossa Senhora da Luz, cuja responsabilidade é da Obra Social São Vicente de Paulo, localizado no bairro Lucas Araújo, em Passo Fundo, está com 18 idosos com resultado positivo de Coronavírus. A situação, por ter ocorrido em um local coletivo fechado, é tratada como um surto.

A direção do local confirmou a situação e informou que, ainda na última quinta-feira (23), dois idosos tiveram febre e outros sintomas da doença. Eles foram levados para o Hospital São Vicente de Paulo e, na manhã deste sábado testaram positivo para o Coronavírus. Os dois seguem internados. 

Como precaução todos os 48 idosos do local foram testados, e o resultado foi que 18 deles estão com a doença. Após o resultado a direção da casa adotou o isolamento do grupo, sem contato com os demais do local. Eles também foram medicados e passaram por bateria de exames cardiológicos e estão sob cuidados.

Em nota a instituição informou que no dia 20 de abril, antes então do primeiro caso confirmado em um idoso do local, afastou uma colaboradora com sintomas da doença, que mais tarde teve teste confirmado para Coronavírus. A colaboradora ainda está afastada da instituição.

Leia a nota na íntegra:

“Neste momento de pandemia do COVID-19, a Obra Social São Vicente de Paulo, responsável pela ILPI Nossa Senhora da Luz hoje com 48 idosos institucionalizados e 40 colaboradores, esclarece a população e à imprensa que a instituição cancelou desde o mês março as visitas, estágios e serviços de terceiros, visando proteger o máximo possível os idosos de agentes externos.

Na data de 20 de março a Obra Social Nossa Senhora da Luz afastou uma colaboradora por suspeita e posterior confirmação pela COVID-19 e sem retorno ao trabalho até o momento.

Na noite de quinta feira (23/04) dois idosos apresentaram-se febris e as medidas de encaminhamento hospitalar foram tomadas pela Instituição. Os idosos foram encaminhados ao Hospital São Vicente de Paulo e permanecem internados.

Como a Obra Social Nossa Senhora da Luz depende de ajuda da comunidade e diante da pandemia, a Direção solicitou ao Hospital São Vicente de Paulo um apoio para atendimento dos idosos e dos colaboradores.

Assim, no dia 24/04/20, na parte da manhã, por volta das 8h, foi realizada reunião para avaliação das necessidades do Lar Nossa Senhora da Luz, entre a equipe de apoio do HSVP, e a equipe do Lar. Decidiu-se por uma avaliação clínica de todos os idosos, bem como, a realização de testes sorológicos rápidos em toda a população (idosos e colaboradores);

No dia 24/04/20, na parte da tarde, das 13h30min até às 17h, foi realizada a coleta de sangue de todos os idosos residentes do Lar e treinamento no reforço do uso e descarte de EPIs para o enfrentamento da pandemia do COVID-19. Das 15h às 20h, o Grupo de Geriatria do HSVP/UFFS, em conjunto com os seus médicos residentes, voluntariamente, a pedido Dra. Cristine, avaliaram todos os idosos residentes no Lar e encaminharam mais um idoso para internação hospitalar, no HSVP, e iniciaram tratamento com azitromicina e oseltamivir em 17 idosos.

No dia 24/04/20, por volta das 20h, a Dra. Cristine recebeu do laboratório do Hospital de Clínicas de Passo Fundo os resultados dos testes rápidos com os seguintes achados: 11 (onze) idosos com sorologia IgM positivos para a COVID-19, 6 (seis) idosos com sorologia IgG positivos para a COVID-19 e 1 (um) idoso com sorologia IgM inconclusiva para a COVID-19, totalizando 18 (dezoito) idosos com sorologia positiva para a COVID-19, de 48 (quarenta e oito) idosos residentes no Lar. Destacando-se que, 7 (sete) idosos estavam com sintomas respiratórios, porém, com teste rápido negativo.

No dia 25/04/20, das 7h às 13h, diante do cenário posto, a equipe de apoio do HSVP, realizaou força tarefa, munida de equipamentos, materiais, EPIs (para uso e doação), testes rápidos para influenza, vírus sinsicial respiratória e COVID-19 e teste PCR do Lacen para a COVID-19, realizando: 43 eletrocardiogramas (para analisar intervalo QT para o uso de hidroxiclorouina), coletando 7 testes para VSR, coletando 42 testes rápidos para a COVID-19 dos profissionais que trabalham no Lar, coletando 11 testes para o Lacen para a COVID-19 e coletando 43 testes rápidos dos idosos para influenza. Foram realizados treinamentos de EPIs e organizados o isolamento de coorte dos idosos. Foi realizada a prescrição de hidroxicloroquina para os idosos com sorologia IgM positiva, conforme protocolo do Ministério da Saúde, 400mg de 12h em 12h, no primeiro dia e 400mg/dia, do segundo ao quinto dia. Sendo orientada a Enfermeira Inaiara na aplicação e controle dos possíveis eventos adversos. A Dra Cristine se colocou à disposição casos necessário (as respectivas doses necessárias foram doadas pelo HSVP).

Próximos procedimentos a serem adotados no Lar Nossa Senhora da Luz, por orientação Dra. Cristine Pilati Pileggi Castro, com apoio do HSVP:

Receber o resultado da sorologia coletada dos profissionais que trabalham no Lar e definir conduta;

Receber o resultado da demais sorologias e testes de PCR coletados dos idosos e definir conduta;

Reavaliar os idosos durante o período de isolamento de coorte pela equipe da Geriatria e equipe de apoio do HSVP;

Encaminhar relatórios para a Vigilância Epidemiológica do Município de Passo Fundo/RS;

Alimentar gradativamente o banco de dados com informações de cada idoso e profissionais que trabalham no Lar, para acompanhamento da evolução do surto da COVID-19 nesse estabelecimento;”

Joanatha dos Santos de Souza

Presidente da Obra Social São Vicente de Paulo, responsável pela ILPI Nossa Senhora da Luz

Nota da Prefeitura de Passo Fundo sobre o caso:

“A Prefeitura de Passo Fundo, através da Secretaria de Saúde, tem acompanhado desde o início da pandemia do coronavírus a situação das instituições de longa permanência de idosos (ILPIs) da cidade. Foi elaborado um manual de conduta e cuidados para proteger trabalhadores e idosos desses locais e todas as ações tiveram o acompanhamento do Ministério Público Estadual.

As medidas de isolamento dos pacientes da ILPI Nossa Senhora da Luz foram tomadas pela direção da instituição, após suspeita de coronavírus, e as pessoas que tiveram contato com eles estão sendo monitoradas.

O Hospital São Vicente de Paulo está prestando apoio à entidade e a Secretaria de Saúde aguarda o relatório do Núcleo de Vigilância Epidemiológica do hospital sobre os resultados de testes rápidos realizados pela instituição.”

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE