Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Rio Grande do Sul

Novo modelo de Distanciamento Controlado no RS deve ser oficializado nesta sexta-feira (14)

Medidas entrarão em vigor no Estado a partir deste sábado.

Correio do Povo
por  Correio do Povo
13/05/2021 21:35 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O Governo do Rio Grande do Sul adiou para esta sexta-feira a apresentação do novo modelo que passará a regrar o sistema de Distanciamento Controlado. O prazo para envio de sugestões por setores da sociedade gaúcha ao Gabinete de Crise para compor o novo regramento expirou na última terça-feira e o resultado consolidado deveria ter sido apresentado nesta quinta-feira.

Foram realizadas ainda, na semana passada, reuniões com prefeitos e deputados, líderes de entidades empresariais e com especialistas em saúde para apresentar e debater a proposta do governo. Mas o Palácio Piratini não adiantou quais foram as sugestões acolhidas.

Proposta

Na proposta do governador Eduardo Leite, a população será regida por dois tipos de protocolos: os gerais e os de atividades. Os protocolos gerais serão definidos pelo governo do Estado e devem ser seguidos obrigatoriamente por toda a população, em todas as atividades e em todos os municípios.

Já, os protocolos de atividades, são subdivididos entre obrigatórios e variáveis. Os da primeira categoria são específicos e devem ser seguidos para cada atividade e os variáveis serão propostos pelo Estado como padrão, mas poderão ser ajustadas por uma determinada região para adequá-las à sua realidade.

Juntamente com a apresentação, Leite deverá anunciar que as novas medidas entrarão em vigor a partir da meia-noite do próximo sábado. O modelo de Distanciamento Controlado será substituído, segundo o próprio governador, devido à nova etapa no enfrentamento à pandemia, cuja decisão foi anunciada no dia 27 de abril.

Foi decisivo, no entanto, o descrédito crescente que atingiu o modelo devido a uma série de alterações, promovidas para atender reivindicações de prefeitos, setores do comércio e da gastronomia e, por último, para viabilizar a volta às aulas.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE