Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Pixabay
Segurança

Novo golpe no WhatsApp usa site falso do Banco Central para roubar dados; veja como evitar

O objetivo é extrair informações pessoais dos usuários e infectar dispositivos, como computadores e celulares, com vírus. (Foto: Reprodução)

O Sul
por  O Sul
11/02/2022 09:39 – atualizado há 1 ano
Continua depois da publicidadePublicidade

O WhatsApp voltou a ser alvo de golpes na internet, com mensagens disparadas com fins criminosos, alertam a empresa de cibersegurança Kaspersky e a plataforma Site Confiável. O objetivo é extrair informações pessoais dos usuários e infectar dispositivos, como computadores e celulares, com vírus.

Criminosos criaram sites falsos que imitam o Registrato, plataforma do Banco Central para checar informações bancárias (até dia 14 de fevereiro, o site está fora do ar para manutenções internas). Informações visuais e formulários são desenhados para tentar enganar o usuário, simulando o formato da ferramenta oficial da autoridade financeira. Ainda, o endereço do website falso tenta passar credibilidade, abusando da palavra “registrato” e “consulta” para passar falsa credibilidade.

A partir daí, mensagens buscando convencer usuários são disparadas no WhatsApp, pedindo que as pessoas compartilhem informações pessoais com os criminosos.

Segundo a Site Confiável, o perigo fica ainda maior neste momento, já que o Registrato, do Banco Central, tem recebido mais atenção dos usuários neste período do ano, de acordo com buscas no Google. Pessoas desavisadas, portanto, podem se enganar e cair nos sites golpistas em circulação. “Foram 2.367 buscas que levam a pelo menos 6 sites diferentes, mas que usam as mesmas táticas para aplicarem os golpes”, explica.

Para Fabio Assolini, analista de segurança da Kaspersky, golpes como esse aproveitam-se do timing para operar. “Esses grupos escolhem vários temas populares e atiram sem parar esperando um momento de desatenção das pessoas”, afirma Assolini.

Como evitar golpes no WhatsApp

Como precaução, as empresas recomendam que usuários atentem-se para o endereço do website em que vão clicar. Em caso de dúvidas, recorra a ferramentas de busca, como Google e Bing, para checar a autenticidade — essas plataformas tendem a “limar” esses sites fraudulentos das pesquisas, após serem avisadas por empresas de cibersegurança, diz a Site Confiável. “Por isso, os criminosos mudam o domínio ou nome do site para continuar a prática”, afirma Alessandro Fontes, cofundador da empresa.

Outras recomendações são fazer a autenticação em dois fatores de todas as contas digitais, incluindo o WhatsApp. Com isso, invasores têm uma etapa a mais no momento da invasão, dificultando o processo e oferecendo mais segurança aos usuários.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE