Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Segurança

Novo decreto de armas será "fortemente restritivo", afirma Flávio Dino

Proposta deve ser finalizada pela área técnica do ministério até 15 de maio e será analisada por Lula antes de ir ao Congresso

R7
por  R7
04/05/2023 17:48 – atualizado há 2 meses
Continua depois da publicidadePublicidade

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, afirmou nesta quinta-feira, 4, que a pasta deve finalizar um rascunho do novo decreto de armas "fortemente restritivo" até 15 de maio. A proposta deve ser enviada à análise do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) antes de ser enviada ao Congresso. Segundo Dino, o governo não tem a intenção de encerrar o comércio de armas no país, mas de aperfeiçoar os critérios para a obtenção de armas.

Foto: TOM COSTA / MJSP / CP

"Vamos seguir a proposta de restringir o acesso às armas porque o recadastramento reforça essa necessidade. Estamos falando de um país que tem 939 mil armas recadastradas. Isso é maior do que o acervo de praticamente todas as polícias militares do país. Ou seja, já temos muitas armas em poder privado", disse.

Segundo o ministro, além de novas regras para a comercialização de armas de fogo, a proposta também deve moderar o funcionamento de clubes de tiro. Nesse ponto, há a sugestão de restrição no horário de funcionamento dos estabelecimentos e a criação de impostos para o setor. "Há várias propostas, mas ainda não há uma definição porque, obviamente, compete ao presidente da República", disse o ministro.


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE