Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Cidade

Novo Centro de Parto Normal do Santa Terezinha humaniza atendimento à saúde

O serviço passará a contar com estrutura de acordo com os requisitos técnicos e será um grande avanço na estrutura física e de equipamentos da Casa de Saúde SUS

Assessoria Prefeitura de Erechim
por  Assessoria Prefeitura de Erechim
15/09/2023 14:43 – atualizado há 46 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

Com a proposta de oferecer saúde pública de qualidade e humanização no atendimento às pessoas, foi inaugurado na manhã desta sexta-feira (15) o novo Centro de Parto Normal (CPN) da Fundação Hospitalar Santa Terezinha de Erechim (FHSTE). Estiveram presentes à solenidade, o prefeito de Erechim, Paulo Polis; o vice-prefeito, Flávio Tirello; o diretor Executivo da FHSTE, Jackson Arpini; o diretor Técnico do Hospital, médico Celso Lago; o diretor Administrativo, Márcio Pires; a diretora Financeira, Camila Constanzzi do Amaral; a arquiteta da FHSTE, Priscila Arpini; a secretária de Saúde de Erechim, Éclesan Palhão; o presidente da Câmara de Vereadores, Sérgio Alves Bento; o presidente da Associação de Municípios do Alto Uruguai (AMAU), prefeito de Barra do Rio Azul, Marcelo Arruda; a vice-presidente da Assembleia Legislativa do RS, deputada Nadine Anflor (PSDB); representando o Governo do Estado, o coordenador da 11a Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), Mário Ceron; a presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do RS, secretária Valdirene Foletto; veadores; secretários de Governo; representantes de instituições; médicos e profissionais da saúde; convidados e imprensa.

Mais de R$ 600 mil em investimentos

O novo Centro de Parto Normal foi realocado para uma área nova com 218,30 metros quadrados, totalmente dimensionado para esta atividade. A obra foi possível em razão da parceria firmada com o Governo do Estado do Rio Grande do Sul, através da Secretaria Estadual de Saúde (Programa Avançar na Saúde) e de recursos oriundos de emendas parlamentares. O valor da obra com parte dos equipamentos novos supera o montante de R$ 600 mil.

Serviços

O serviço passará a contar com estrutura de acordo com os requisitos técnicos e será um grande avanço na estrutura física e de equipamentos da Casa de Saúde SUS, contando com quatro salas de pré-parto, parto e pós-parto com sanitários individuais, recepção recém-nascido, sala de exames com três leitos, sala de utilidades, expurgo, copa, sanitários, consultório e sala de registro, recepção, entre outros.

O ambiente também conta com equipamentos novos que foram adquiridos para essa finalidade, como camas automatizadas de pré-parto, parto e pós-parto, foco cirúrgico, computadores, banheira de hidromassagem, televisores e mobiliários novos, para qualificar as ações e serviços do CPN.

Qualificação dos atendimentos

Para a direção do hospital este é um grande avanço, que visa qualificar a estrutura e os serviços para atender os anseios dos profissionais médicos, equipe técnica e de apoio e, de modo especial, as gestantes, futuras mamães. 

“Ressaltamos que as obras estruturais, a exemplo do CPN, só foram possíveis mediante parcerias firmadas através de projetos encaminhados ao Estado e parlamentares federais e estaduais. Estamos, de acordo com a nossa capacidade financeira, investindo nas pessoas e para as pessoas, mediante a busca permanente de parcerias e no encaminhamento de pleitos afetos a instituição. Vale ressaltar que, em média, a Casa de Saúde realiza hoje cerca de 50 partos normais por mês na instituição”, pontua o diretor Executivo da FHSTE, Jackson Arpini.

Hospital de referência

De acordo com o prefeito Paulo Polis, o Santa Terezinha é um hospital de referência local e regional sendo porta de acesso para diversos serviços de maior complexidade onde, neste caso, o CPN é considerado um serviço de caráter regional.

“Com a entrega do novo centro será dado início as obras das Unidades de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal e Pediátrica, que ficarão alocadas no espaço ocupado hoje pelo Centro Obstétrico. Além disso, a entrega desse Centro de Parto Normal é mais uma grande conquista coletiva para a saúde pública de Erechim e região. Temos que agradecer aos nossos parceiros e parabenizar a direção desta Casa de Saúde que não mede esforços na busca de recursos para as melhorias necessárias que venham a qualificar ainda mais o atendimento às pessoas no hospital”, disse o prefeito.

“O Hospital Santa Terezinha tem atuado em várias frentes sempre buscando e primando pela qualificação de suas ações e serviços voltados à comunidade usuária da rede pública de saúde, através da melhoria de seus serviços assistenciais e também de obras físicas e da renovação de equipamentos”, explica Paulo Polis.

O presidente da Câmara de Vereadores, Sérgio Alves Bento ressaltou que a FHSTE é uma casa de saúde que atende toda a região de abrangência da 11ª Coordenadoria Regional de Saúde e mais 15 municípios pertencentes a 2ª Coordenadoria Regional de Saúde, totalizando uma população de aproximadamente 350 mil habitantes. “Essa é uma grande conquista. Muitas pessoas têm no Santa Terezinha o seu atendimento à saúde. Precisamos de forma permanente seguir qualificando e humanizando os serviços de saúde para cada vez mais qualificar o atendimento às pessoas”, afirma Sérgio Alves Bento.

Para o presidente da AMAU essa conquista fortalece a saúde pública da região. “Estamos comprometidos em proporcionar atendimento de qualidade aos cidadãos, regionalizado a saúde, humanizando ela para as pessoas, e essa inauguração é um exemplo disso. O Hospital Santa Terezinha está pronto para oferecer cada vez mais, serviços de saúde com excelência”, destaca.

Esse ato de entrega foi mais um avanço na saúde pública da Capital da Amizade e Região Norte do Estado. Esta obra que foi entregue é o resultado de uma união de forças muito grande, de várias esferas e entes federativos, onde quem mais ganha são as pessoas, que passam a contar com uma estrutura moderna e adequada para o atendimento.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE