Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Novas tecnologias para melhora do tratamento oncológico no Santa Terezinha

Nesta sexta-feira , 03 foi realizada a primeira sessão com o novo aparelho Touca Inglesa Paxman.

Assessoria Prefeitura de Erechim
por  Assessoria Prefeitura de Erechim
03/03/2023 14:20 – atualizado há 6 meses
Continua depois da publicidadePublicidade

No final de janeiro deste ano, a Prefeitura de Erechim e o Hospital Santa Terezinha receberam a doação da Touca Inglesa Paxman para o Setor de Oncologia da Casa de Saúde feita pelo Colegiado de Prefeitos e das Primeiras-Damas da AMAU - Associação de Municípios do Alto Uruguai, Sicredi UniEstados e Cooperalfa.

Essa grande conquista para a saúde pública e no tratamento oncológico disponibilizado pelo SUS só foi possível graças a união de esforços e de sentimentos de solidariedade e de amor ao próximo.

Essa tecnologia de ponta passa a ser ofertada gratuitamente a pacientes em tratamento contra o câncer no Hospital Santa Terezinha de Erechim pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e, nesta sexta-feira (3) foi realizada a primeira sessão com o novo aparelho Touca Inglesa Paxman.

Conforme explica o diretor Executivo da Casa de Saúde, Jackson Arpini, após o tema ser levado ao Colegiado da AMAU, integrantes do mesmo e o diretor do hospital fizeram visitas, ainda no início de 2022, a hospitais de Porto Alegre que possuem essa tecnologia, para conhecer o equipamento, indicações técnicas e viabilidade de aplicação no SUS.

“Após as visitas in loco começaram as negociações com a empresa detentora da tecnologia, para o que equipamento pudesse ser instalado no Hospital Santa Terezinha, uma Casa de Saúde de referência. Vencidas estas etapas começaram a ser firmadas as parcerias para efetivação da demanda, que resultou na aquisição da touca Inglesa, no valor de R$ 203 mil”, afirma o diretor Executivo.

Após a entrega do equipamento ocorreu um treinamento técnico para a equipe do Setor de Oncologia do Hospital, para correta indicação e utilização, no sentido de que os resultados sejam os mais promissores possíveis.

“Partimos de um sonho que chegou ao grupo por uma primeira-dama da AMAU e unimos esforços para que o sonho se transformasse em realizada. A touca Inglesa tem por finalidade reduzir a queda de cabelos durante o tratamento quimioterápico, o que auxilia na resposta terapêutica e, de modo especial, na questão emocional”, disse Jackson Arpini.

Importante frisar que a touca tem protocolos de indicação, não sendo aplicada para todos os casos, segundo recomendações técnicas do fabricante.

“É um grande avanço para o sistema público de saúde da região, a partir do momento que ofertamos um servido desta natureza, que via de regra, está disponível na iniciativa privada”, finaliza o diretor Executivo da FHSTE.

Como funciona

A touca, conectada a uma unidade de refrigeração, é colocada na cabeça do paciente cerca de 30 minutos antes da infusão dos quimioterápicos e mantida em torno de uma hora e meia após ser finalizada, dependendo do protocolo adotado. O sistema resfria o couro cabeludo a uma temperatura em torno de 18°C. Com isso, diminui o fluxo sanguíneo nos folículos capilares e reduz a absorção dos fármacos na região.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE