Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Novas instalações do aeroporto de Passo Fundo agilizam viagens

Primeiro final de semana de operações no Lauro Kurtz atende expectativas da equipe técnica e agrada usuários

Ascom Selt
por  Ascom Selt
23/01/2023 21:28 – atualizado há 10 meses
Continua depois da publicidadePublicidade

Com direito ao tradicional batismo com jatos d´água pelos bombeiros, um voo da empresa Azul marcou o início das operações nas novas instalações do aeroporto Lauro Kurtz, em Passo Fundo. O avião pousou às 9h20min de sexta-feira (20/1) com 101 passageiros vindos de São Paulo. Foram dois anos de obras de modernização de sistemas e ampliação da estrutura do aeroporto, que passou a ter 2 mil metros quadrados de área, e mais de R$ 54 milhões de recursos investidos pelo governo do Estado e pelo governo federal.

Aeroporto de Passo Fundo recebe pela primeira vez um Boeing 737-800, com capacidade para 186 de passageiros - Foto: Divulgação

A equipe do governo do Estado responsável pelas obras avaliou que a resposta foi altamente positiva no primeiro teste das novas estruturas. “Salas de embarque e desembarque amplas e confortáveis agilizaram os processos, bem como os equipamentos de despacho e recebimento de bagagens [esteiras e carrossel] agilizaram os processos de desembarque dos passageiros”, avalia o diretor do Departamento Aeroportuário (DAP) da Secretaria de Logística e Transporte (Selt), Leandro Taborda. Ainda no final da manhã de sexta-feira, o pátio recebeu pela primeira vez um Boeing 737-800, aeronave de grande porte da empresa Gol, com capacidade para 186 passageiros.

No dia seguinte, em razão da infraestrutura disponibilizada, já foi possível a operação simultânea de duas aeronaves no pátio, uma novidade em relação à situação existente. Com a conclusão das obras de ampliação, o Lauro Kurtz passou a dispor de cinco posições no pátio, ou seja, até cinco aeronaves podem permanecer estacionadas no local. A avaliação da equipe técnica do DAP é que todos os requisitos relativos à agilidade para despachar malas, à eficiência dos novos equipamentos e ao número de balcões para check-in, entre outras modificações, atenderam plenamente às expectativas com relação às novas estruturas. “Ganha muito o município, e ganha muito a região, com a modernização do aeroporto”, enfatiza Taborda.

Melhorias

A ampliação e modernização do sítio aeroportuário é resultado do Termo de Compromisso 5/2017, firmado entre a Secretaria de Aviação Civil (SAC), do Ministério da Infraestrutura, e a Selt. A pista de pouso e decolagem foi totalmente recuperada, aumentando a capacidade estrutural. O pátio passou a ter cinco posições 3C (quatro posições B737.800/Embraer 195-E2 e uma posição ATR-72) e aproximadamente 16 mil metros quadrados. Foram instalados equipamentos de auxílio à navegação, balizamento a led, terminal com mais de 2 mil metros quadrados, uma subestação e uma central de utilidades.

Duas aeronaves operam simultaneamente no pátio, uma das novidades decorrentes da reforma - Foto: Divulgação

Complementam as novidades a execução de vias de serviço (combate a incêndios e abastecimentos), áreas de estacionamento e melhorias no acesso ao terminal. De acordo com o termo de compromisso firmado com a SAC, o terminal antigo será reformado para abrigar a Seção de Combate a Incêndio (Sescinc). Para a gestão do aeroporto, o Estado contratou a Infraero, empresa que tem presença nacional e expertise em serviços de ponta a ponta da infraestrutura aeroportuária, ou seja, desde o projeto, passando pela obra de engenharia, manutenção, gestão e a própria operação, além de oferecer treinamento técnico e desenvolvimento de soluções digitais.


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE