Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Educação

Nova reunião discute retomada das aulas em setembro no Rio Grande do Sul

Assunto será discutido em reunião entre o Executivo, Famurs e associações regionais de prefeitos nesta terça-feira.

Correio do Povo
por  Correio do Povo
31/08/2020 22:36 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Um calendário de retomada das aulas presenciais para regiões classificadas em bandeiras amarela e laranja no Distanciamento Controlado será discutido nesta terça-feira, às 9h, em nova reunião entre o governo do Estado, Famurs e associações regionais de prefeitos. Segundo o mapa definitivo anunciado na tarde desta segunda-feira pelo Executivo, após as análises dos recursos, o Rio Grande do Sul ficou predominantemente laranja. Das 21 regiões, apenas quatro, Santo Ângelo, Cruz Alta, Ijuí e Santa Rosa, estão classificadas em vermelho. Não há bandeiras amarelas.

Neste cenário, majoritariamente, municípios poderiam retomar aulas presenciais, mas as resistências precisarão ser administradas. Há expectativa de que o encontro para discutir um cronograma de retorno das redes pública e privada seja decisivo. O calendário inicial do Piratini, que estabelecia a retomada em 31 de agosto, pela educação infantil, foi rejeitado pelos gestores municipais.

O mais provável atualmente é que o governo gaúcho libere a volta das aulas presenciais, por etapas, a partir da segunda quinzena deste mês. O tema foi discutido nesta segunda-feira em videoconferência da Confederação Nacional dos Municípios (CNM). Segundo estudo realizado pela área de educação da confederação, eventual volta às atividades deve observar uma série de fatores, como a capacitação de professores, uso de EPIs e outras medidas de segurança sanitária, melhorias de infraestrutura e cuidados extras com alimentação e transporte escolar. A CNM ainda fez alerta para a falta de apoio financeiro para reabertura das escolas da rede pública. De acordo com portaria do Ministério, há previsão de incentivo de R$ 454 milhões para atender a todos os alunos da educação básica da rede pública.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE