Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Economia

Nova modalidade de tarifa permite reduzir conta de luz em até 20%

Quem tiver interesse precisa pedir à companhia de energia elétrica a troca do medidor de energia da casa. evitar o consumo no horário de maior demanda.

Agência Brasil
por  Agência Brasil
02/01/2020 16:27 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Um programa do governo vai permitir que consumidores paguem menos pela energia elétrica. Mas só é vantajoso para quem souber usar a energia na hora certa.

A tarifa branca foi criada para incentivar a redução do consumo nos horários de grande demanda. Com ela, quem adotar o hábito de consumir fora dos chamados horários de pico, vai pagar menos.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) diz que com essa modalidade de tarifa é possível reduzir a conta de luz em até 20%.

O programa existe desde 2018. Inicialmente, para quem consome mais de 500 kwh/mês. No início do ano passado foi estendido para quem consome mais de 200 kwh. Nessa nova fase, todos podem aderir. De acordo com a Aneel, mais de 40 milhões de casas e comércios estão aptos a participar.

Consumidores de baixa renda não podem participar do programa porque têm a energia subsidiada, e não teriam vantagem com a mudança.

Quem tiver interesse precisa pedir à companhia de energia elétrica a troca do medidor de energia da casa. Para conseguir reduzir a conta de luz é preciso evitar o consumo no horário de maior demanda, que, em geral, vai das 17h30 às 21h30.

Mas atenção: quem aderir à tarifa branca e concentrar o consumo de energia dentro do horário de pico, vai pagar mais caro, pois o custo é mais alto que o da tarifa convencional. Quem fizer a adesão e não perceber vantagem pode pedir para voltar ao sistema convencional.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE