Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Tech

Nova ferramenta do Google transforma celular Android em detector de terremotos

Recurso está sendo lançado inicialmente na Califórnia.

Tudo Celular
por  Tudo Celular
11/08/2020 14:50 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O Google lançou hoje uma ferramenta que transforma celulares em mini detectores de terremotos, o que pode ser decisivo numa situação de risco onde segundos podem salvar vidas.

A ferramenta informa sobre terremotos ocorrendo em locais próximos e ainda permite que o celular utilize os seus sensores para detectar tremores locais, como um mini-sismômetro.

O Google diz que a ideia é alertar as pessoas sobre esses desastres utilizando uma estrutura já existente, visto que implantar uma nova pode ser muito caro para a iniciativa pública. Com essa novidade anunciada hoje no Blog do Google, todos poderão receber tais alertas sobre esses incidentes, estando inscritos em serviços governamentais ou não, afinal ela está integrada ao sistema.

Reprodução/Tudo Celular

O serviço está chegando via parcerias com diversas instituições americanas como o United States Geological Survey (USGS) e o Escritório de Serviços de Emergência do Governo da Califórnia (Cal OES), a Universidade da Califórnia em Berkeley e o instituto de tecnologia da Califórnia que enviam informações para ShakeAlert, que as repassa para os dispositivos em forma de alertas.

Reprodução/Tudo Celular

No total são mais de 700 sismógrafos somente na Califórnia, mas isso não significa que somente os moradores de lá ou dos Estados Unidos serão beneficiados, visto que os celulares podem ajudar a detectar tais tremores criando a maior rede de sismógrafos do mundo por meio de milhões de celulares Android e seus sensores como acelerômetro.

Também é possível verificar se há algum incidente por perto somente buscando no Google por "terremoto" e ele exibirá as informações mais recentes onde ainda é possível confirmar se há algo ocorrendo na sua área. Nela também é possível encontrar informações de emergência e o telefone das autoridades locais, que agora receberão informações sobre o seu idioma ao ligar para lhe atender da melhor forma possível.

Reprodução/Tudo Celular

A expectativa é que os alertas sejam estendidos para todo o mundo em 2021, mas por enquanto eles funcionam apenas na Califórnia com a curadoria de especialistas em terremotos e desastres naturais de renome como Dr. Richard Allen, Dr. Qingkai Kong e Dr. Lucy Jones.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE