Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Saúde

Notícia boa: Idosa de 91 anos deixa hospital, recuperada do coronavid-19 no Paraná

Vitalina Ferreira dos Santos saiu do hospital neste domingo (5), em Cornélio Procópio, no Paraná.

G1
por  G1
05/04/2020 16:43 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

“Estou maravilhosa, estou aqui para o que der e vier!”, disse Vitalina Ferreira dos Santos, de 91 anos, após se recuperar do novo coronavírus. Ela ficou internada por 10 dias e recebeu alta médica neste domingo (5), em Cornélio Procópio, no norte pioneiro do Paraná.

Vitalina agradeceu o cuidado médico da equipe do hospital — Foto: Vitalina dos Santos/Arquivo pessoal

A idosa mora em uma fazenda em Leópolis, também no norte pioneiro ,tinha viajado para São Paulo (SP), no início de março, antes de ser infectada pela Covid-19.

“Se eu tivesse pensado bem eu não teria ido para lá, mas eu queria fazer uma visita para a minha neta mais velha”, relevou.


De acordo com a filha Vitalina dos Santos Barbosa, a mãe dela teve pneumonia e ficou internada por um dia na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital. Mas em nenhum momento apresentou um quadro grave de saúde.

Vitalina e a filha, que a acompanhou no hospital, ficarão em isolamento domiciliar por dez dias, mesmo sem apresentarem sintomas da doença. A filha aguarda pelo teste da Covid-19.

Dona Vitalina está na casa da filha, em quarentena, e espera poder voltar logo para a fazenda dela, em Leópolis — Foto: Vitalina dos Santos/Arquivo pessoal

Dona Vitalina é mãe de 10 filhos, tem 21 netos, 19 bisnetos e cinco tataranetos. Não à toa, ela disse que não vê a hora de abraçar todo mundo.

No hospital, segundo a filha, ela fazia videoconferência pelo celular com os familiares.

Quando voltar para casa

Recuperada, Vitalina contou que espera poder voltar para a fazenda dela para trabalhar. Ela explicou que morar em meio à natureza a ajuda a ter uma boa saúde.

Sempre ativa e há 60 anos vivendo na mesma fazenda, ela disse que gosta de cuidar de tudo, desde plantar flores até limpar o quintal.

“A primeira coisa que vou fazer, quando eu chegar em casa, é criar dos meus animais, os porcos e as galinhas.”

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE