Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Cidade

Notícia boa: Ação conjunta entre professores da UFFS e empresas erechinenses viabiliza doação de álcool antisséptico para Defesa Civil de Erechim

A equipe envolvida com a ação é multidisciplinar, pois conta com professores e pesquisadores de diversas áreas de formação

Assessoria/UFFS-Erechim
por  Assessoria/UFFS-Erechim
02/04/2020 19:34 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Uma ação para produção de álcool glicerinado antisséptico 80% foi organizada por um grupo de professores dos cursos de Agronomia e Engenharia Ambiental e Sanitária, da UFFS - Campus Erechim, motivada pela preocupação com a crescente epidemia causada pelo novo Coronavírus. Nesse sentido, visou-se contribuir de alguma forma, pois a UFFS dispõe de pessoal capacitado assim como de uma infra-estrutura de laboratórios preparada para esse tipo de ação.

A equipe envolvida com a ação é multidisciplinar, pois conta com professores e pesquisadores de diversas áreas de formação: Químicos, Engenheiros Agrônomos, Engenheiro de Alimentos, Engenheiros Ambientais, Engenheiro Agrícola e Zootecnista.

Embora haja uma ampla infra-estrutura de laboratórios disponível na UFFS – Campus Erechim, a falta de matérias-primas para produção do álcool glicerinado foi um pequeno entrave. A partir daí, com o apoio de professores desse grupo, assim como da Reitoria, Direção do Campus e Coordenação Adjunta de Laboratórios, buscou-se formas para viabilizar essa ação.

Inicialmente, foi feito contato com a Prefeitura Municipal de Erechim que fez a doação de Peróxido de Hidrogênio (reagente que confere ao álcool a ação antisséptica e auxilia a "matar" os micróbios, conferindo também maior validade do preparado). Em seguida, por meio de uma cooperação entre a AMAU e a Defesa Civil, conseguiu-se 200 L de álcool etílico 96° GL, que foi doado pela Bebidas Koller LTDA. A Olfar doou 5 litros de glicerol P.A., que auxilia na hidratação da pele, conferindo maciez e reduzindo o efeito agressivo do álcool puro. Para o envase, a empresa Bebidas Filippini fez a doação de garrafas PET, com capacidade para 970 mL. A UFFS - Campus Erechim entrou com a mão-de-obra e com a impressão dos rótulos adesivos, para identificar o produto.

A partir do material doado, obteve-se o álcool glicerinado antisséptico 80%. As primeiras 160 garrafas foram entregues aos representantes da Defesa Civil de Erechim na tarde do dia 02 de abril de 2020 e esse material de imediato foi repassado para a Fundação Hospitalar Santa Terezinha que fará a distribuição para as demais UBSs da região do Alto Uruguai Gaúcho.

Cabe ressaltar que a produção do álcool glicerinado antisséptico 80% está sendo feita em consonância com o guia da Anvisa sobre orientações para a produção de formulações antissépticas alcoólicas. Essa flexibilização da Anvisa, para que instituições de ensino superior pudessem colaborar na campanha, se dá pela situação de calamidade pública causada pela epidemia Covid-19.

Assim sendo, a UFFS - Campus Erechim, enquanto universidade pública, insere-se perfeitamente nesse tipo de ação e é sempre muito gratificante poder colaborar com a comunidade, tendo o respaldo de empresas da região que se solidarizaram a causa.

Professores envolvidos na ação: Paola Mendes Milanesi; Hugo Von Lisingen Piazetta; Gismael Francisco Perin; Nerandi Luiz Camerini e Bernardo Berenchtein (curso de Agronomia); Gean Delise Pasquali Vargas; Clarissa Dalla Rosa; Roberto Valmir da Silva; José Mario Vicensi Grzybowski; e Eduardo Pavan Korf (curso de Engenharia Ambiental e Sanitária). Técnico de Laboratório e Químico responsável: Denys Alberto da Silva Rodrigues.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE