Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Ciência

No Dia Mundial da Água Vigilância Ambiental destaca programa Vigiagua

Programa tem como objetivo fiscalizar e monitorar a qualidade da água para consumo humano, tanto na área urbana quanto na área rural.

Secom Prefeitura de Erechim
por  Secom Prefeitura de Erechim
21/03/2023 16:10 – atualizado há 3 meses
Continua depois da publicidadePublicidade

No dia 22 de março é comemorado o Dia Mundial da Água e a Prefeitura de Erechim, através da Secretaria de Saúde, juntamente com a Vigilância Ambiental, aproveita esta data para destacar o programa Vigiagua que tem como objetivo fiscalizar e monitorar a qualidade da água para consumo humano, tanto na área urbana quanto na área rural.

Diversas doenças podem ser desencadeadas ou transmitidas através do consumo de água que não esteja potável. Nem sempre uma água límpida e cristalina está própria para o consumo, pois os microrganismos causadores de doenças são seres microscópicos que não conseguimos ver a olho nu.

Maiara Hartmann, fiscal sanitária da Vigilância Ambiental de Erechim explica que o objetivo é fiscalizar os responsáveis pelo tratamento da água e garantir que ela chegue com qualidade até a casa das pessoas.

“Realizamos periodicamente inspeções no sistema de tratamento de água que abastece a área urbana, bem como poços, tratamento e reservações das comunidades na área rural, a fim de identificar possíveis problemas que possam interferir na qualidade da água distribuída”, destaca Maiara.

Além das inspeções, também são realizadas mensalmente coletas de água distribuídas pela cidade e pelo interior, para comprovar através de exames laboratoriais a potabilidade da água que chega até a casa dos munícipes. Essas coletas são realizadas no ponto de consumo, ou seja, na casa dos cidadãos erechinenses e posteriormente são encaminhadas ao laboratório oficial do Estado o LACEN para a análise dos principais parâmetros de qualidade.

“Todos esses processos garantem que a água que chega na casa de nossa população além de possuir um aspecto visual cristalino também possua qualidade e evite que doenças sejam transmitidas por este bem tão precioso e necessário a nossa vida” finaliza a fiscal sanitária.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE