Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Agro

Nicolau Vergueiro decreta situação de emergência devido à estiagem

Decisão foi tomada com a recomendação de órgãos estaduais e Defesa Civil Nacional. Metade da produção agrícola está perdida.

Rádio Planalto
por  Rádio Planalto
27/02/2020 18:25 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O decreto de Nº3.124/2020 foi assinado pelo prefeito Geraldo Antônio Muniz após diversas reuniões com a orientação de órgãos estaduais como a FAMURS (Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul) e nacional como a Defesa Civil, e também em ação conjunta com o secretariado municipal, o departamento de Meio Ambiente, agricultores e entidades.

A falta de chuva que assola o município desde o mês de novembro até o momento gera não só prejuízos para as principais culturas como de milho, soja e leite, como também a escassez de água para o abastecimento humano e consumo animal. “Os danos são irreversíveis para a safra 2019/2020, os quais são estimados em valores que ultrapassam 22 milhões de reais” lamentou o Prefeito Geraldo.

Um laudo técnico elaborado pela EMATER/RS contabiliza perdas de 55% na produção do milho, 50% na produção da soja, 48% na produção do feijão e 30% na produção leiteira.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE