Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Mundo

Nasa testa nos Estados Unidos táxi aéreo elétrico que supera 330 km/h

Veículo da agência espacial norte-americana pode transportar até 4 passageiros por viagem e promete revolucionar aviação.

R7
por  R7
06/09/2021 22:09 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A Nasa, Agência Espacial dos Estados Unidos, está fazendo testes para colocar em circulação táxis aéreos elétricos. A iniciativa faz parte da Campanha Nacional de de Mobilidade Aérea Avançada (AAM) da instituição norte-americana.

O veículo, conhecido como eVTOL, foi construído pela empresa aeroespacial Joby Aviation, referência na fabricação dessas aeronaves elétricas. Os testes estão sendo realizados na base de voo da própria Joby, localizada próxima à região de Big Sur, na Califórnia, nos EUA.

Divulgação/Nasa

“Esses testes ajudarão a informar as lacunas nos padrões atuais para beneficiar o progresso da indústria na integração de veículos AAM no espaço aéreo”, afirma Davis Hackenberg, gerente de integração desse projeto da Nasa, em comunicado divulgado pela instituição.

A ideia da Nasa é que essas aeronaves sejam utilizadas em serviços comerciais de transporte de passageiros, cargas e outras aplicações de interesse público. Logo, os testes vão servir para otimizar a movimentação dos veículos no ar e também a comunicação dos tripulantes com os centros de controle durante as viagens.

O eVTOL da Joby Aviation pode alcançar a velocidade máxima de 332 km/h, com a capacidade de transportar até 4 passageiros por viagem. “A Campanha Nacional AAM da NASA é fundamental para impulsionar a compreensão científica e a aceitação pública das aeronaves eVTOL. Estamos extremamente orgulhosos de ter trabalhado em estreita colaboração com a NASA em voos elétricos nos últimos 10 anos”, destaca JoeBen Bevirt, fundador e CEO da Joby Aviation.

De acordo com a agência espacial norte-americana, os veículos aéreos elétricos estão sendo testados desde o dia 30 de agosto e a previsão é de que esse período de experimentação seja encerrado até o dia 10 de setembro.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE