Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Rio Grande do Sul

Não vacinados precisarão de quarentena para entrar no Brasil

Declaração foi dada nesta terça-feira (7) pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, em coletiva realizada no Palácio do Planalto.

Agência Brasil
por  Agência Brasil
07/12/2021 21:32 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O governo federal anunciou, nesta terça-feira (7), a reabertura das fronteiras do país e a necessidade de que viajantes não vacinados cumpram quarentena de cinco dias para entrar no Brasil e, após o período, realizem o teste RT-PCR.


O ministro da Saúde não informou, contudo, em quais lugares os viajantes poderão cumprir a quarentena e qual será o procedimento em caso de teste RT-PCR positivo. A reportagem questionou o ministério e aguarda posicionamento.

Queiroga avaliou o passaporte da vacina, documento que comprova a imunização contra a Covid-19, como uma medida que "cria mais discórdia do que consenso". O registro da vacinação já foi criticado diversas vezes pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), que, em evento mais cedo, o comparou a uma "coleira que querem botar no povo brasileiro".

"Esse enfrentamento da pandemia não diz respeito apenas a um chamado passaporte, que mais discórdia do que consenso cria. É necessário defender as liberdades individuais e respeitar os direitos dos brasileiros a acessar livremente as políticas públicas de saúde. Já conseguimos imunizar com as duas doses de vacina cerca de 80% da população brasileira acima de 14 anos, com mais de 175 milhões de habitantes", disse Queiroga.

Recentemente, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) recomendou em duas notas técnicas a exigência do comprovante de vacinação contra a Covid-19 a estrangeiros que tentem entrar no país pelas vias terrestre ou aérea.

Antes da declaração de Queiroga, o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, anunciou também, sem dar mais detalhes, a reabertura das fronteiras do país. "Nós vamos anunciar uma série de medidas para reabertura das nossas fronteiras neste momento em que o nosso país se encontra com toda a nossa população acima de 14 anos imunizada com as duas doses. A pandemia indo para os melhores índices do mundo em relação ao controle. Mas temos que tomar atitude para a reabertura de nossas fronteiras por causa da retomada econômica de nosso país

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE