Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Defesa Civil RS/Arquivo
Rio Grande do Sul

Na véspera de Natal, RS deve sofrer com a chegada de novo ciclone

Conforme o Inmet, as áreas de instabilidade formadas devido ao excesso de umidade e calor, resultarão em temporais

Redação au/COM informações da CNN
por  Redação au/COM informações da CNN
23/12/2023 16:31 – atualizado há 37 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

De acordo com a previsão feita pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), um ciclone extratropical deve atingir a região Sul, especialmente o Rio Grande do Sul, e parte do Uruguai entre o final do domingo (24) e a madrugada de segunda-feira (25). 

As áreas de instabilidade, formadas devido à alta umidade e ao calor que ocorreram desde sexta-feira (22) até domingo (24), resultarão em temporais no centro-sul do Brasil, precedendo a formação do ciclone.

No sábado, tempestades atingirão o norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul e algumas regiões do Sudeste, com a possibilidade de rajadas de vento acima de 70 km/h, conforme informado pelo instituto.

A Defesa Civil emitiu um alerta de temporais com ventos fortes, descargas elétricas e possível queda de granizo devido às chuvas ocorridas no estado na sexta-feira.

Meses de chuva

O Rio Grande do Sul enfrentou desastres climáticos nos últimos quatro meses, incluindo fortes chuvas e um ciclone que causaram pelo menos 50 mortes em setembro. O mês foi registrado como o mais chuvoso em Porto Alegre em mais de 107 anos, de acordo com o Inmet.

Em novembro, tempestades atingiram novamente o estado, especialmente a capital gaúcha, resultando em cinco mortes e mais de 28 mil pessoas deslocadas de suas residências. O rio Guaíba alcançou o nível mais alto em 82 anos de história, atingindo a marca de 3,44 metros.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE