Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Na busca da sustentabilidade hídrica, governo do RS lança o movimento Água 360°

Movimento busca ir além do saneamento e trabalhar em soluções ambientais para alcançar a sustentabilidade hídrica e promover a conscientização sobre os cuidados com a água.

Governo RS
por  Governo RS
26/10/2021 20:51 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O governo do Estado, por meio da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), lançou na tarde desta terça-feira (26/10), no Palácio Piratini, o movimento Água 360°. O movimento busca ir além do saneamento e trabalhar em soluções ambientais para alcançar a sustentabilidade hídrica e promover a conscientização sobre os cuidados com a água.

O vice-governador Ranolfo Vieira Júnior destacou que o Estado não está de braços cruzados diante das mudanças climáticas e das questões ambientais, e que o Água 360° é uma das iniciativas que demonstram esse cuidado. "Temos o dever de formular políticas e agir para conter os efeitos adversos das mudanças climáticas, que geram prejuízos à vida e à toda atividade humana. E devemos colocar em prática essas ações, aqui e agora, sem esperar pelo amanhã", afirmou.

Diretor-presidente da Corsan, Roberto Barbuti lembrou que o aspecto ambiental é parte central da missão da companhia. "Entre os nossos desafios, está a necessidade de sensibilização e mobilização por esse tema, e o movimento Água 360° traz dois conceitos importantes para isso: o entendimento do ciclo da água e o engajamento coletivo. Com esse reposicionamento, a Corsan vai além de água e saneamento e passa a oferecer também soluções ambientais", enfatizou.

"Com esse reposicionamento, a Corsan vai além de água e saneamento e passa a oferecer soluções ambientais", disse Barbuti - Foto: Gustavo Mansur / Palácio Piratini

A partir de ações que envolvem tecnologia, inovação e a participação da sociedade, o movimento Água 360° foi estruturado em quatro eixos: Cuidado 360°, Educação 360°, Turismo 360° e Serviços 360°. Durante o evento de apresentação da iniciativa, foi exibido um vídeo com ações que já estão em curso em diferentes regiões do Estado e orientações para que prefeitos, empresas, universidades e a comunidade em geral se engajem no movimento.

A secretária de Comunicação, Tânia Moreira, destacou a importância da informação para que o objetivo da campanha possa ter o maior alcance possível. "Estamos aqui falando do futuro do nosso planeta, um futuro que depende de cada um de nós. Por isso este movimento traz um desafio grande para a comunicação, que é o de informar com clareza e assim fazer com que todos participem desta campanha. É uma questão de qualidade de vida e do futuro das próximas gerações", disse.

O secretário do Meio Ambiente e Infraestrutura, Luiz Henrique Viana, afirmou que o Água 360° é o tipo de iniciativa essencial para o desenvolvimento sustentável. "É uma visão multidimensional sobre a importância da conservação da água, da segurança hídrica, da transformação cultural por meio da educação ambiental e da modernização de processos através da inovação e de tecnologia", acrescentou.

Os quatro eixos do movimento Água 360° e suas ações:

Cuidado 360º

Está focado na conservação dos recursos hídricos. A Corsan tem como objetivo reduzir as perdas físicas (água perdida na rede de distribuição) e comerciais (água que é utilizada pela população, mas não faturada), além da substituição de bombas obsoletas e outros equipamentos que são grandes consumidores de energia elétrica – por meio do contrato assinado recentemente com a International Finance Corporation (IFC).

No contexto de sustentabilidade dos processos da companhia, estão em andamento projetos e ações de gerenciamento de resíduos como o lodo das estações de tratamento de água, que pode se transformar em subproduto, garantindo uma destinação final sustentável. Um contrato assinado com o Senai para gerenciamento de resíduos sólidos vai proporcionar uma gestão integrada dos resíduos em toda a companhia a partir de um diagnóstico ambiental abrangendo Sistemas de Abastecimento de Água (SAA), Sistemas de Esgotamento Sanitário (SES) e a sede da empresa. Após o diagnóstico, serão traçadas as linhas de ação para dez regiões, 317 municípios e 619 endereços.

A Corsan e o Ministério Público do Rio Grande do Sul também estabeleceram uma parceria para mapear e conservar nascentes de água por meio do aplicativo "Água para o Futuro" e do Programa de Pagamento por Serviços Ambientais. Após os registros das nascentes, mediante avaliação técnica, será possível definir se estão preservadas ou não e estabelecer ações de manutenção ou de recuperação das fontes de água que apresentem irregularidades ambientais. O convênio vai fomentar práticas transparentes de recuperação e conservação de áreas de proteção permanente (APP) associadas às nascentes, garantindo um apoio que beneficia diretamente a sociedade e os usuários da água e valoriza as propriedades rurais e as fontes de abastecimento.

Educação 360º

A educação ambiental para a sensibilização sobre a preservação da água é o objetivo desse eixo. Foi lançado em 2020 um programa de educação ambiental, onde estão estabelecidas diretrizes e metas paras as ações de conscientização. Atualmente, a Corsan conta com mais de 300 multiplicadores ambientais, que desenvolvem atividades nos municípios atendidos pela empresa. A Corsan realiza, em parceria com o Senai, um curso de capacitação para que os colaboradores que atuam como multiplicadores aprendam conteúdos técnicos do saneamento e estratégias didáticas de ensino.

As ações se somam ao projeto de sustentabilidade H2oje – um sistema integrado de recursos on-line que reúne informações e alerta sobre sustentabilidade hídrica de forma lúdica e didática.

O projeto Jovens Embaixadores do Saneamento envolve aulas virtuais para estudantes de escolas públicas em regiões onde acontecem obras de saneamento, aproximando a Corsan da comunidade.

Turismo 360°

A Corsan tem ações em andamento que visam reduzir a contribuição de esgoto, para conservar o corpo hídrico em regiões de turismo do Rio Grande do Sul, como Norte, Litoral e Serra. Um desses investimentos é na região das Hortênsias, onde está em fase final a obra das novas instalações da estação de tratamento de esgoto Santa Terezinha, que vai duplicar a capacidade, podendo tratar até 90 litros por segundo.

A obra consiste em dois módulos de estação pré-fabricada junto à estação de tratamento de esgoto existente. Uma solução histórica por meio de uma obra de qualidade, que representa investimento em tecnologia, modernização e eficiência operacional e que visa reduzir a contribuição de esgoto no corpo hídrico, conservando um dos cartões-postais da Serra: a cascata do Caracol.

Serviços 360º

A inovação está presente nos processos de tratamento de água da Corsan, com o objetivo de automatizar o serviço e qualificar ainda o atendimento. Um exemplo disso é o projeto ETA 4.0, que visa a implantação de sistema de tecnologias e metodologias inteligentes para automatizar as análises e o controle de parâmetros de potabilidade na Estação.

O programa Água, Vida e Cidadania promove a qualificação do atendimento levando abastecimento de água para as famílias de baixa renda em áreas de ocupação consolidada, que não têm acesso à água tratada de qualidade, proporcionando mais saúde, dignidade e cidadania.

A companhia também presta serviços e orientações referentes ao descarte do esgoto doméstico (para quem tem solução individual – fossa séptica), por meio do Solutrat – programa de limpeza de fossas. O programa realiza a limpeza periódica e leva informações ao cidadão sobre a importância desse procedimento.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE