Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Museu de Jacutinga recebe doação de escultura construída por morador da cidade

A escultura Covid-19, foi feita em torno mecânico, com madeira de um galho de ipê roxo.

Assessoria
por  Assessoria
15/01/2021 15:45 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Na manhã de terça-feira (12) o Prefeito Beto Bordin, o Vice Ricardo Menegaz, o Secretário de Educação Ronaldo Bordin, a Secretária de Saúde Valdirene Foleto e a representante do Museu Municipal Nadir Menin Tortelli receberam uma escultura construída de forma artesanal pelo Jacutinguense Vicente Grando.

De acordo com Grando, o artefato em madeira denomina-se Covid-19. Ele foi construído e inspirado no formato do vírus que deu origem à Covid-19, doença que causou uma pandemia de proporções globais. Vicente Grande destaca que devido ao fato de as pessoas ficarem em quarentena em suas casas, teve a ideia de construir algo que fosse guardado para gerações futuras e que simbolizasse o momento pelo qual o mundo passa. 

Divulgação

A inspiração veio de seu pai, Ernesto, que passou pela pandemia da Gripe Espanhola quando tinha 7 anos e que gostava de preservar fatos históricos importantes, sempre mencionando suas datas. A escultura Covid-19, foi feita em torno mecânico, com madeira de um galho de ipê roxo. Na produção da peça não foi usado cola nem parafusos, apenas escultura e pintura. 

Grando lembra que após concluído, o Museu Municipal manifestou interesse pelo objeto ou pela réplica do mesmo. Vicente dedicou seu tempo para reproduzir uma réplica que foi entregue nesta terça-feira (12) ao Museu. 

Vicente Grando nasceu em 1950, na comunidade de Bela Esperança e sempre residiu no município. É casado com Odila e tem dois filhos, Clari e Cristina, que estava presente na entrega. Hoje é aposentado e foi agricultor durante toda sua vida. Sempre participou de lideranças comunitárias, sindicais e cooperativistas da sua comunidade, em busca de melhores condições de vida para os agricultores. Grando também atuou como Secretário de Agricultura em 1997. É filho de Ernesto Grando e sobrinho de Terílio Grando, colonizador e ex-subprefeito de Jacutinga. 

A representante do Museu Municipal Nadir Menin Tortelli parabenizou Vicente pela obra, agradeceu a doação ao Museu reforçando que "a escultura ficará na memória do município, marcando o momento atual e destacando a participação da família Grando na comunidade". O Prefeito Beto Bordin destacou que "a partir destas doações, nota-se que o Museu está cumprindo seu papel aproximando cada vez mais a comunidade da história do município".

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE