Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Rio Grande do Sul

Municípios gaúchos receberão câmaras frias para acondicionamento de vacinas

O repasse do recurso financeiro do Ministério da Saúde será feito do Fundo Nacional de Saúde ao Fundo Estadual de Saúde. A Secretaria da Saúde (SES) realizará a aquisição dos equipamentos.

Assessoria Gov/RS
por  Assessoria Gov/RS
29/03/2021 22:32 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

As salas de vacinas de 19 municípios do Estado com população superior a 100 mil habitantes receberão câmaras frias para reforço no acondicionamento dos imunizantes contra gripe, Covid-19 e demais doenças virais e bacterianas. A habilitação para o recebimento dos recursos foi publicada em resolução da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), nesta segunda-feira (29/3).

“Com essa resolução, 100% dos municípios com população acima de 100 mil habitantes terão acesso a uma câmara fria e um computador em suas salas de vacinas, que variam de duas a quatro por cidade”, afirma a chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), Tani Ranieri.

Foto: Divulgação/SES

Outros dez municípios (ainda não definidos) receberão incentivos destinados às Centrais Municipais de Rede de Frio. O objetivo é beneficiar a maior população possível e incrementar a qualidade de armazenamento das centrais municipais que necessitam adequação, bem como evitar perdas de vacinas e promover vacinação segura.

A habilitação para o recebimento de recursos para as centrais municipais de Rede de Frio não implica em prejuízo no recebimento de recursos para as salas de vacina, ou seja, alguns municípios poderão receber os dois incentivos.

Está sendo habilitado ainda o Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais (CRIE) Estadual, localizado no Hospital Sanatório Partenon, em Porto Alegre, para receber R$ 500 mil em equipamentos. Serão adquiridos, entre outros itens, um freezer de 600 litros, computador, maca, termômetro digital, termômetro a laser, desfibrilador e ventilador pulmonar para transporte a fim de atender, em caso de necessidade, pacientes após a aplicação de imunobiológicos.

O repasse do recurso financeiro do Ministério da Saúde será feito do Fundo Nacional de Saúde ao Fundo Estadual de Saúde. A Secretaria da Saúde (SES) realizará a aquisição dos equipamentos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE