Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Saúde

Municípios de SC registram pelo menos 566 curados desde o início do surto

Levantamento inédito feito pela reportagem indica relação de pessoas que se recuperaram da infecção, embora dados do governo ainda não estejam disponíveis.

NSCTotal
por  NSCTotal
23/04/2020 22:36 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Santa Catarina tem pelo menos 566 pacientes infectados pelo novo coronavírus (covid-19) já considerados curados pelos municípios. Os dados fazem parte do levantamento inédito feito pela reportagem com as Secretarias Municipais de Saúde para identificar o total de recuperados desde o início do surto, em 12 de março (veja detalhes por município no gráfico e na tabela abaixo e busque pela sua cidade). O governo do Estado ainda não divulga esse dado.

A reportagem analisou boletins epidemiológicos de 92 das 100 cidades – as demais não divulgam relatórios em sites e redes sociais oficiais ou não responderam aos pedidos – com casos confirmados de coronavírus, segundo relatório do governo do Estado. Pelo menos 60 delas já divulgam informações referentes a curados. Nessas cidades, a proporção média é de um paciente curado para cada 1,89 confirmado pela Vigilância Epidemiológica dos municípios, ou seja, 52,85% do total de diagnosticados com o vírus. Juntas, essas cidades afirmam ter 1.070 casos confirmados de coronavírus. O Estado, no entanto, ainda calcula para esses mesmos municípios 773.

Segundo definição do Ministério da Saúde, são considerados curados os pacientes que tiveram a confirmação de infecção pelo coronavírus, que passaram por mais de 14 dias de isolamento e não apresentam mais sintomas. No país, o Ministério afirma que há pelo menos 23 mil recuperados.

Pelo menos 13 municípios informam ter todos os casos confirmados já recuperados da infecção. Papanduva, Mafra, Garopaba, Videira, Santa Cecília e Pomerode, com dois casos cada um. Com um caso cada um estão Schroeder, São Bento do Sul, Rio Negrinho, Guaramirim, Canelinha, Barra Velha e Águas Mornas.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE