Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Municípios afetados pela estiagem vão receber verba para locar caminhões-pipa em SC, diz Defesa Civil

Oeste catarinense e Vale do Itajaí são as regiões mais afetadas pela estiagem em SC.

NSCTotal
por  NSCTotal
08/05/2020 22:48 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Os municípios catarinenses mais afetados pela estiagem das últimas semanas vão receber verba para locação de caminhões-pipa, anunciou o chefe da Defesa Civil de Santa Catarina, João Batista Cordeiro Júnior, no final da tarde de quinta-feira (7).

Em pronunciamento do governo estadual, declarou que será disponibilizado recurso de R$ 9,5 mil por mês para cada 20 mil habitantes, além de cestas básicas para a população rural nas cidades mais atingidas pela falta de abastecimento nos rios.

As regiões mais afetadas pela estiagem são o Oeste e o Vale do Itajaí, onde agricultores têm perdas na safra.

 Estamos também em tratativas com diversos órgãos do Estado, um deles é a Secretaria de Estado da Agricultura, e está podendo disponibilizar um recurso para a perfuração de poços, também para o enfrentamento dessa situação.

Ao falar sobre as ações do Estado para auxílio dos municípios, Batista disse 52 municípios declararam situação de emergência por falta de água em Santa Catarina. Segundo o chefe da Defesa Civil, o recurso para a locação dos caminhões é da Secretaria Nacional de Defesa Civil e os municípios que têm interesse precisam declarar a situação ao Estado e fazer o plano de trabalho para acessar a verba da União.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE