Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Santa Catarina

Município de Seara, no oeste de SC, confirma um caso de chikungunya

Outras 12 pessoas aguardam resultados de exames.

ClicRDC
por  ClicRDC
11/02/2021 08:45 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A Secretaria de Estado da Saúde iniciou em Seara nesta semana uma ação que tem como objetivo controlar o aparecimento do mosquito Aedes Aegypti, após a confirmação de um paciente contaminado pela febre Chikungunya e outros 12 casos suspeitos sob investigação. De acordo com Felipe Gimenes, biólogo da Regional de Saúde em Concórdia, a situação de Seara já é considerada grave.

Segundo foi apurado pela Regional de Saúde, um homem foi a São Paulo e voltou com a doença. Depois disso, a suspeita é de que o mosquito contaminado possa ter transmitido a doença para os outros moradores próximos, já que se trata de pacientes que moram praticamente na mesma rua em um bairro de Seara.

A dengue, febre chikungunya e o zika vírus são transmitidos pelo mosquito Aedes Aegypti. Desde o início do ano foram registrados 92 focos em Seara. A cidade é considerada infestada e a Regional de Saúde aguarda os resultados de exames dos 12 pacientes considerados suspeitos.

Segundo a Atual FM, como o primeiro caso deu positivo para a Chikungunya, acredita-se que as pessoas que apresentaram os sintomas também estejam contaminadas. Mesmo assim, não se descarta a possibilidade de dengue. Gimenez afirma que está acompanhando alguns trabalhos que estão sendo realizados em Seara, mas a situação é grave e já se fala em surto da doença no segundo maior município do Alto Uruguai Catarinense.

Sobre a doença

Febre Chikungunya é uma doença parecida com a dengue, causada pelo vírus CHIKV, da família Togaviridae. Seu modo de transmissão é pela picada do mosquito Aedes aegypti infectado e, menos comumente, pelo mosquito Aedes albopictus.

Seus sintomas são semelhantes aos da dengue: febre, mal-estar, dores pelo corpo, dor de cabeça, apatia e cansaço. Porém, a grande diferença da febre chikungunya está no seu acometimento das articulações: o vírus avança nas juntas dos pacientes e causa inflamações com fortes dores acompanhadas de inchaço, vermelhidão e calor local.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE