Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Santa Catarina

Município de Itá registra o primeiro caso de Sarampo em 2020

O setor epidemiológico de SC aguarda o resultado de 13 análises que se enquadram como casos suspeitos

AtualFM
por  AtualFM
15/02/2020 22:22 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A Diretoria de Vigilância Epidemiológica do estado de SC (Dive), confirmou através do último boletim informativo que o município de Itá registrou o primeiro caso de Sarampo neste ano.

Conforme dados divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde na sexta-feira (14), já foram confirmados 47 casos de sarampo neste ano, em 12 municípios catarinenses, Florianópolis com mais casos, somando 17.

SC investiga 13 possíveis casos

O setor epidemiológico aguarda o resultado de 13 análises que se enquadram como casos suspeitos. Até a sexta semana deste ano, foram 92 notificações com 37 delas sendo descartadas após análise laboratorial. O Estado vive um “surto” da doença, com 288 confirmações ao longo de 2019. Dos 295 municípios catarinense, 37 registraram casos para o sarampo.

No momento, segundo a Secretaria de Saúde, a maior preocupação é com os jovens adultos com idade entre 20 e 29 anos, por ser um público que costuma frequentar shows, bares, festas e locais de grande circulação, facilitando a transmissão da doença. Desde o início do surto de sarampo no estado, ainda 2019, até o dia 8 de fevereiro deste ano, já foram confirmados 148 casos nessa faixa etária.

A doença e os sintomas

O sarampo uma doença respiratória que pode causar complicações, como pneumonia, e, em casos mais graves, levar à morte. A transmissão ocorre de pessoa para pessoa por secreções expelidas na tosse, no espirrar ou na fala. O vírus pode permanecer no ambiente por até duas horas.

Os sintomas são:

Ministério da Saúde



    PUBLICIDADE
    PUBLICIDADE
    PUBLICIDADE